Mãe Stella recebe mais alta condecoração da Assembleia Legislativa

Primeira liderança religiosa de matriz africana a receber a comenda Dois de Julho, mais alta condecoração da Assembleia Legislativa, Mãe Stella de Oxóssi foi parabenizada, nesta sexta-feira (14), por diversas autoridades políticas e representantes da sociedade civil, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.  

por SEPROMI enviado para o Portal Geledes

“É com muito alegria que recebo essa homenagem”, agradeceu a ialorixá do Axé Opô Afonjá, ressaltando a continuidade da luta contra intolerância religiosa. “Todos somos irmãos, desde a formação do universo, cada um com sua religião, cor e tradição, o que deixa o mundo muito mais diversificado”, completou.

Representando o governador Rui Costa na atividade, a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, considerou o reconhecimento “bastante simbólico para os povos de religiões de matriz africana, mães de santo, mulheres da Bahia, que são o pilar das famílias e comunidades, reproduzindo importantes costumes e valores”, afirmou.

Ela pontuou, ainda, as contribuições da ialorixá nas áreas da educação e social, deixando um “legado enorme para os baianos, principalmente no que se refere ao respeito às diferentes crenças”.

A cerimônia de condecoração, proposta pelo deputado estadual Marcelino Galo, contou, ainda, com a participação do secretário da Cultura, Jorge Portugal, do ex-governador Waldir Pires, e representantes do Ministério da Cultura, da Academia de Letras da Bahia, onde a ialorixá ocupa assento desde 2013, da Polícia Militar, da Procuradoria Geral do Estado, da Defensoria Pública, dentre outras instâncias.

Assessoria de Comunicação – SEPROMI

 

+ sobre o tema

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Dizem que `num´pega, mas um dia ainda vão aprender que pega

Domingo passado, folheando revistas velhas, bati o olho numa...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=