Mãe Stella recebe mais alta condecoração da Assembleia Legislativa

Primeira liderança religiosa de matriz africana a receber a comenda Dois de Julho, mais alta condecoração da Assembleia Legislativa, Mãe Stella de Oxóssi foi parabenizada, nesta sexta-feira (14), por diversas autoridades políticas e representantes da sociedade civil, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.  

por SEPROMI enviado para o Portal Geledes

“É com muito alegria que recebo essa homenagem”, agradeceu a ialorixá do Axé Opô Afonjá, ressaltando a continuidade da luta contra intolerância religiosa. “Todos somos irmãos, desde a formação do universo, cada um com sua religião, cor e tradição, o que deixa o mundo muito mais diversificado”, completou.

Representando o governador Rui Costa na atividade, a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, considerou o reconhecimento “bastante simbólico para os povos de religiões de matriz africana, mães de santo, mulheres da Bahia, que são o pilar das famílias e comunidades, reproduzindo importantes costumes e valores”, afirmou.

Ela pontuou, ainda, as contribuições da ialorixá nas áreas da educação e social, deixando um “legado enorme para os baianos, principalmente no que se refere ao respeito às diferentes crenças”.

A cerimônia de condecoração, proposta pelo deputado estadual Marcelino Galo, contou, ainda, com a participação do secretário da Cultura, Jorge Portugal, do ex-governador Waldir Pires, e representantes do Ministério da Cultura, da Academia de Letras da Bahia, onde a ialorixá ocupa assento desde 2013, da Polícia Militar, da Procuradoria Geral do Estado, da Defensoria Pública, dentre outras instâncias.

Assessoria de Comunicação – SEPROMI

 

+ sobre o tema

para lembrar

Mais de 70% das trabalhadoras domésticas brasileiras não têm carteira assinada

BRASÍLIA – Mais de 70% das trabalhadoras domésticas brasileiras...

O mês das mulheres negras latino americanas e caribenhas

O mês em que é comemorado o Dia Internacional...

Luislinda, a Iansã de toga – Por: Fernanda Pompeu

A cena poderia ter saído da cabeça de um...
spot_imgspot_img

Ex-policiais britânicos são condenados por mensagens racistas sobre Meghan e membros da realeza

Seis ex-policiais de Londres foram condenados nesta quinta-feira (7) a penas de prisão, suspensas, por compartilharem mensagens ofensivas e racistas no WhatsApp, incluindo com...

Sem horizonte para ter uma mulher negra como ministra no STF

Esta semana, voltou à tona, com toda força, o debate sobre a ausência de indicação de uma ministra negra no STF (Supremo Tribunal Federal). O anúncio...

O preço de pegar a contramão da história

O Brasil não é um país de iguais. Aqui tem pacto da branquitude, privilégio branco, colorismo, racismo, machismo e meritocracia aplicada de maneira assimétrica. Tudo...
-+=