Maioria das pessoas não sabe que deverá votar em dois candidatos ao Senado

Grande parte dos eleitores do DF não sabem que deverão votar em dois candidatos ao Senado, nas eleições deste ano. A falta de informação do eleitorado foi detectada no balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) sobre demonstração de urna eletrônica feita de 1º a 31 de agosto de 2010.

Além disso, o resultado conclui também que o percentual de eleitores que desconheciam a obrigatoriedade de levar o título e um documento com foto para votar é de 11%. A demonstração realizada com 11.886 pessoas ocorreu em feiras, shopping, terminais rodoviários, cartórios e postos eleitorais, repartições públicas e estabelecimentos comerciais.

Segundo o técnico judiciário eleitoral, Luiz Antônio Campos, o objetivo da demonstração é alertar o eleitor sobre as novidades neste pleito. “Além de ter que votar em dois senadores, a pessoa deverá levar o título de eleitor e obrigatoriamente um documento com foto”, explicou Luiz.

Tempo de votação
O tempo gasto pelo eleitor na urna diminuiu com relação às últimas eleições. Em 2006, o tempo médio era de um minuto e cinco segundos. Na demonstração de agosto caiu para 57 segundos. 

Os resultados do balanço apontaram ainda que os eleitores que votam pela primeira vez não tiveram dificuldade de realizar o processo; o percentual de eleitores com acesso a internet na residência ou no trabalho é de 71%; e um número considerável de eleitores manifestou interesse de votar em branco ou nulo.

O TRE-DF não soube informar a quantidade exata de pessoas que desconhecem o voto em dois senadores e que querem votar em branco ou nulo. Os dados serão fechados apenas após o término da demonstração de urna, no final de setembro.

“Temos que reforçar que aquelas pessoas que votarem no mesmo candidato a senador duas vezes terão um dos votos anulados”, disse o técnico judiciário. Até o próximo dia 30 de setembro, o TRE-DF promoverá outra demonstração da urna eletrônica aos eleitores do DF. 

Para saber os locais onde as urnas estarão basta acessar o site do TRE-DF

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

“Angú Incubado” Por: Zulu Araujo

Para quem não sabe, Angu é uma comida típica...

Montenegro, do Ibope – Dilma quase nocauteou Serra

Blog Poder Online Do presidente do Ibope, Carlos...

Maioridade penal. Por Luiz Eduardo Soares

Os que lutamos contra a redução da idade de...

para lembrar

Classismo, sexismo, escravismo, racismo, xenofobismo, homofobismo e especísmo

José Eustáquio Diniz Alves O teocentrismo dominou o pensamento...

Turismo sobre A influência do negro africano na cultura brasileira

Fonte: Guia da semana - A influência do negro...

Joaquim Barbosa – A Mentira tem perna curta

por Arthurius Maximus O ministro Joaquim Barbosa é bem...

Kassab vai cortar uma refeição nas creches

Hoje, o cardápio das crianças é composto por cinco...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=