Maioria nos EUA apoia decisão de não mostrar foto de Bin Laden morto

Estudo feito por rede de TV mostra que população concorda com governo.

Apenas 24% acham que imagens de líder da al-Qaeda deve ser liberada.

Quase dois terços dos norte-americanos concordam com a decisão do presidente Barack Obama de não divulgar as fotos do corpo do líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, de acordo com uma sondagem da NBC que será divulgada na segunda-feira (9).

Obama disse em uma entrevista na televisão nesta semana que optou por não divulgar fotos de Bin Laden morto, porque poderiam incitar a violência e serem usadas como uma ferramenta de propaganda da al-Qaeda.

A pesquisa da NBC mostra que 24% dos entrevistados acreditava firmemente que as fotos do mentor dos ataques de 11 de setembro de 2001 devem ser liberadas, e 52% acreditavam firmemente que não devem. Outros 12% disseram que concordavam com o presidente, embora não tão intensamente.

A NBC informou que a pesquisa tem uma margem de erro de mais ou menos 3,5 pontos percentuais. Obama disse que as fotos fariam pouco para acalmar aqueles que questionam se Bin Laden foi realmente morto na invasão de seu complexo paquistanês em 2 de maio.

“Nós fizemos o exame de DNA, e por isso não há dúvidas de que matamos Osama bin Laden,” disse Obama ao programa ’60 Minutes’ da CBS, de acordo com um trecho divulgado pela Casa Branca. “O fato é que você não vai ver Bin Laden caminhando na terra outra vez.”

A al-Qaeda confirmou a morte de Bin Laden em uma mensagem de internet em 6 de maio e prometeu não abandonar a luta armada.

Fonte: G1

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...