Mais de 10 mil protestam na Itália contra racismo

Em Florença, um militante de extrema direita matou dois vendedores ambulantes senegaleses e feriu três

Ao menos 10 mil pessoas protestaram neste sábado contra o racismo em Florença, região central da Itália, onde um militante de extrema direita matou na terça-feira passada dois vendedores ambulantes senegaleses e feriu três a tiros.

“Devemos trabalhar verdadeiramente a favor da coexistência pacífica e o respeito. Isso deve ser uma verdadeira luta e não apenas fachada”, disse um porta-voz da comunidade senegalesa, Pape Diaw.

Segundo a polícia, os manifestantes somavam cerca de 10.000 enquanto os organizadores estimaram em 12.000.Um senador do Partido Democrático (centro-esquerda), Vannino Chiti, que participava da manifestação, pediu que a lei italiana permita aos filhos de imigrantes obter a nacionalidade italiana e pediu “um forte compromisso de todos contra o racismo”.

Centenas de pessoas protestaram também em Milão (norte), enquanto que imigrantes senegaleses protestaram em Bolonha (centro) e em Nápoles (sul).

Na terça-feira, Gianluca Casseri, um morador de Florença, matou dois vendedores ambulantes senegaleses. Um terceiro vendedor de 37 anos foi levado em estado grave a um hospital da capital toscana. “Ficará paraplégico”, segundo um porta-voz da polícia.

O agressor, de 50 anos, feriu outros dois vendedores ambulantes e depois se suicidou. Militava em um movimento de extrema direita, o Casa Pound. Antes da manifestação deste sábado, vários membros da comunidade senegalesa pediram a dissolução imediata dessa organização.

O homem iniciou sua correria assassina em um mercado de rua localizado na Praça Dalmazia, em um bairro popular periférico localizado ao norte de Florença, onde abriu fogo contra um grupo de vendedores ambulantes, a maioria imigrantes africanos.

O assassino, armado com um revólver Magnum 357, dirigiu-se posteriormente ao mercado de San Lorenzo, no centro histórico, um dos locais mais frequentados da cidade, onde feriu duas pessoas, também imigrantes senegaleses.Pouco depois, o assassino se suicidou na mesma praça com sua própria arma, quando aparentemente a política o encurralou, segundo as autoridades locais.

Cerca de 10 mil pessoas protestam contra o racismo em Florença

Foto: AFP

Fonte: Adlink

+ sobre o tema

Racismo e opressão no governo italiano

Por Marina Fuser*   Novos escândalos colocam o primeiro-ministro italiano de...

BID: Negros são maioria no empreendedorismo, mas não colhem louros de serem o próprio patrão

Segundo especialista em Desenvolvimento Social, negros têm menor acesso...

Natiruts: Quem Planta O Preconceito

Quem planta preconceitoRacismo, indiferençaNão pode reclamar da violênciaQuem...

Hattie McDaniel, a primeira atriz negra a ganhar o Oscar

No momento em que muito se discute sobre a...

para lembrar

Na pele do outro – como a realidade virtual pode combater o racismo

Racismo pode ser amenizado com experimento de realidade virtual,...

Três razões simples para a defesa das ações afirmativas

  INTRODUÇÃO O Supremo Tribunal Federal, em sua...

Polícia londrina investiga juiz por acusação de racismo

Mark Clattenburg teria insultado o nigeriano John Obi Mikel...

Banco britânico se desculpa por ato racista contra cliente ruiva

Bancária disse que filha de cliente ficaria feliz por...
spot_imgspot_img

Em memória dos Pretos Novos

Os mortos falam. Não estou me referindo a nenhum episódio da série de investigação criminal CSI (Crime Scene Investigation) ou à existência de vida após a...

Desafios mortais na internet são urgência que o Congresso ignora

Uma menina morreu. Podia ser sua filha, neta, sobrinha, afilhada. Sarah Raíssa Pereira de Castro tinha 8 aninhos e a vida inteira pela frente....

Construção de um país mais justo exige reforma tributária progressiva

Tem sido crescente a minha preocupação com a concentração de riqueza e o combate às desigualdades no Brasil. Já me posicionei publicamente a favor da taxação progressiva dos chamados...
-+=