Mais de 18 milhões de brasileiros ascenderam socialmente em três anos

Fonte: InfoMoney –

SÃO PAULO – Entre 2005 e 2008, cerca de 18,5 milhões de pessoas ascenderam socialmente no Brasil, segundo revela pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgada nesta quinta-feira (5).

 

De acordo com o estudo, nos últimos três anos, 11,7 milhões de brasileiros abandonaram a condição de menor renda, enquanto 7 milhões de indivíduos ingressaram na classe média e 11,5 milhões foram para o estrato de renda superior.

 

Rendimentos

Ainda conforme o Ipea, a alta nos rendimentos da população é uma das formas de se dimensionar o movimento de ascensão social ocorrido no Brasil.

 

Entre 2001 e 2008, por exemplo, a renda per capita nacional cresceu 19,8% em termos reais, sendo que 19,5 milhões de pessoas tiveram elevação real em seus rendimentos individuais no período, o que representa 11,7% do total da população.

 

Além disso, dentre os que apresentaram desempenho superior à renda média do conjunto dos brasileiros, 69,2% ou 13,5 milhões ingressaram no estrato de renda intermediário e 39,8% (6 milhões) foram para o estrato de renda superior.

 

Regiões do País

Por região, na ascensão para a classe média, destacaram-se o Sudeste, que respondeu por 36,3% da mudança para esta faixa de renda, e o Nordeste, com 34,1% das ascensões. Em seguida, vieram as regiões Sul (11,1%), Norte (10,4%) e Centro-Oeste (8,1%).

No que diz respeito ao movimento de inclusão na faixa de renda superior, a região Sudeste respondeu por 51,2% das ascensões. Na sequência, vieram as regiões Sul (18,1%), Nordeste (16,4%), Centro-Oeste (7,6%) e Norte (6,7%).

 

Renda superior

Ainda conforme o Ipea, a maior parte da mobilidade social ocorreu no meio urbano, especialmente na passagem para o terceiro estrato de renda, que, por sua vez, teve maior destaque entre os homens e entre aqueles que se encontram na faixa etária dos 25 aos 34 anos.

 

Ainda neste sentido, a mudança para o terceiro estrato de renda registrou maior ocorrência entre as pessoas com carteira assinada (45%) e com nível de escolaridade de 11 anos e de quatro a sete anos, que, juntos, respondem por 52,1% dos que foram para esta classe social.

Matéria original

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

O transporte de tração animal no Central Park e no Sul de Minas

Sou aficionada por revistas e livros sobre animais de...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

‘Demos mole’, diz fundador do PV sobre Rede de Marina Silva

  Alfredo Sirkis lamenta rejeição à criação do...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=