Malcom estreia na Rússia em jogo com protestos racistas

Malcom estreou pelo Zenit, da Rússia, dias depois de deixar o Barcelona. No empate em 1 a 1 com o Krasnodar, porém, o brasileiro teve que enfrentar manifestação racista da própria torcida.

Do ESPN.com.br

Malcom em preparação para jogo do Zenit no Campeonato Russo (Foto: Getty Images)

Nas arquibancadas, um grupo de torcedores da equipe russa mostrou faixa com a seguinte inscrição: “Obrigado à direção por respeitar nossas tradições”.

O texto, segundo a imprensa europeia, ironizava a diretoria pela contratação de um jogador negro como Malcom – que entrou no segundo tempo e jogou 18 minutos.

A “tradição” referida pelo grupo é descrita em um longo manifesto já publicado pelos torcedores no passado. Nele, há uma parte exclusiva para tratar de atletas negros

“(…) A ausência de jogadores negros no Zenit é apenas uma importante tradição. Ela enfatiza a identidade do clube e nada mais. Graças a preservação (dessa tradição), o Zenit tem a sua cara reconhecida no mundo, como poucos clubes que mantém isso”.

Além de Malcom, o Zenit também conta com o brasileiro, e negro, Douglas Santos, ex- Atlético-MG. No jogo, o lateral acabou fazendo um gol contra.

Malcom chegou ao Zenit na última sexta-feira. O clube russo pagou 40 milhões de euros (R$ 173 milhões) ao Barcelona para trazer o jovem de 22 anos, revelado pelo Corinthians.

+ sobre o tema

para lembrar

Enem: Floripa – No PI, candidato diz que tema da redação foi fácil: ‘Vivi na pele’

No Piauí, candidatos que fizeram neste domingo (4) o...

Milton Nascimento repudia racismo contra candidata do ‘The Voice Kids’

Franciele Fernanda, que se classificou cantando 'Maria, Maria', foi...

Suspeita de racismo abala ministro francês

Fonte: Diário do Pará -   Uma denúncia...
spot_imgspot_img

Governo diz que vai cobrar Uefa sobre racismo contra Vini Jr; Lula afirma que ofensas são ‘manifestações de barbárie’

O governo brasileiro informou nesta quinta-feira (14) que vai acionar a Uefa, organizadora do torneios europeus, sobre os atos racistas praticados por torcedores do Atlético de Madrid...

Seleção brasileira recebe prêmio Fair Play da Fifa por luta contra o racismo após ataques a Vinicius Jr.

O prêmio fair play no Fifa The Best vai para o Brasil. A seleção brasileira masculina profissional recebeu a honraria por conta de sua campanha contra...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...
-+=