“Malês”, de Antonio Pitanga, tem sessão especial no Palácio da Alvorada neste sábado, com presença do elenco e ministros

O diretor estará presente na exibição, que contará também com Camila Pitanga, Benedita da Silva e Margareth Menezes

Neste sábado, 6 de setembro, o Palácio da Alvorada recebe uma sessão especial de “Malês”, filme dirigido por Antonio Pitanga que retrata a Revolta dos Malês, o maior levante organizado por pessoas escravizadas da história do Brasil. A exibição contará com a presença de ministros e de importantes representantes do governo federal, reforçando a relevância cultural, histórica e institucional da obra. O longa é uma produção de Flávio Ramos Tambellini, da Tambellini Filmes, com produção associada de Cacá Diegues e Lázaro Ramos, em coprodução com a Globo Filmes, Obá Cacauê Produções, Gangazumba Produções e RioFilme, e distribuição da Imovision.

Entre os convidados confirmados estão a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a ex-senadora Benedita da Silva, a ministra da Cultura Margareth Menezes e o ministro da Educação Camilo Santana, além de outras autoridades ligadas à promoção da diversidade, cultura e educação.

Vantoen Pereira Jr.

A sessão também reunirá parte do elenco e equipe criativa do filme: o diretor e ator Antonio Pitanga; os atores Camila Pitanga, Edvana Carvalho, Rodrigo de Odé, Heraldo de Deus, Samira Carvalho, a roteirista Manuela Dias, além do produtor Flávio Tambellini, da Tambellini Filmes, e de Jean Thomas, criador da Imovision, distribuidora do longa. 

O longa resgata a insurreição ocorrida em 1835, que mobilizou a população negra, escravizada e liberta pelas ruas de Salvador contra a escravidão. Encabeçada por africanos muçulmanos, chamados de malês, a rebelião aconteceu no final do Ramadã, celebrado em janeiro pelo Islã. Após o fracasso da revolta, os manifestantes foram duramente punidos e a repressão contra os negros no Brasil aumentou.

Foto: Vantoen Pereira Jr.

No longa, Antonio Pitanga interpreta Pacífico Licutan, um dos líderes do levante que reforçava a importância da participação de diferentes tribos e religiões para o sucesso da revolta e o fim da escravidão. O filme também apresenta os outros nomes reais envolvidos na rebelião, como Ahuna (Rodrigo de Odé), Manoel Calafate  (Bukassa Kabengele), Vitório Sule (Heraldo de Deus) e Luís Sanim (Thiago Justino), além de personagens fictícios que retratam dramas reais, como Dassalu (Rocco Pitanga), Sabina (Camila Pitanga) e Abayome (Samira Carvalho). O filme estreia oficialmente nos cinemas de todo o Brasil no dia 2 de outubro.

Trailer

YouTube video

”Malês” tem patrocínio Petrobras através do programa Petrobras Cultural e Governo Federal, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá e Prefeitura de Maricá, um investimento BNDES, apoio da Light, BahiaGás, Embasa, Ambev e Tupy, além de recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE, FSA e BRDE.

Apoio Financeiro:

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.

Sinopse:

MALÊS é uma jornada de resistência e coragem, ambientada na vibrante Salvador de 1835. Durante seu casamento, dois jovens muçulmanos são arrancados de sua terra natal na África e escravizados no Brasil. Separados pelo destino cruel, ambos lutam para sobreviver e se reencontrar, enquanto se veem envolvidos  na maior insurreição de escravizados da história do Brasil: a Revolta dos Malês.

Elenco:

Rocco Pitanga – Dassalu

Antonio Pitanga – Pacífico Licutan

Camila Pitanga – Sabina

Samira Carvalho – Abayome

Rodrigo de Odé – Ahuna

Bukassa Kabengele – Manoel Calafate

Heraldo de Deus – Vitório Sule

Patrícia Pillar – Mamãe A

Edvana Carvalho – Iyá Nassô

Indira Nascimento – Edum

Wilson Rabelo – Dandará

Thiago Justino – Luis Sanin

Ficha técnica:

Direção: Antonio Pitanga

Roteiro: Manuela Dias

Produtor de elenco: Felipe Argollo

Produtor: Flávio Ramos Tambellini

Produtora Executiva: Tânia Leite

Produtora Executiva Bahia: Fabíola Aquino

Produtores Associados: Carlos Diegues e Lázaro Ramos

Diretor de Fotografia: Pedro Farkas

Diretor de Arte: Rafael Cabeça

Montagem: Quito Ribeiro

Figurinista: Rô Nascimento

Caracterizador / Maquiador: Uirandê Holanda

Trilha: Antônio Pinto e Barulhista

Som: José Moreau Louzeiro

Edição de Som: Waldir Xavier

Mixagem: Rodrigo Noronha

Produção: Tambellini Filmes

Coprodução: Globo Filmes, Obá Cacauê Produções, Gangazumba Produções e RioFilme

Distribuição: Imovision 

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...