Maluf trabalha pela adesão do PP à candidatura de Serra

Amargando índices de rejeição que beiraram 60% nas eleições municipais de 2008, o ex-governador e deputado federal Paulo Maluf é um entusiasta do apoio do PP à candidatura de José Serra (PSDB). Amigo do senador Francisco Dornelles (RJ), Maluf é um dos principais articuladores do acordo dentro da bancada do PP na Câmara.

 

Foi Maluf quem intermediou uma reunião entre a deputada Angela Amin (PP-SC) e o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), na quarta-feira. A abordagem foi feita na véspera, no plenário da Câmara. Maluf perguntou se Angela teria restrições a falar com Guerra.

 

Pré-candidata do PP ao governo de Santa Catarina, Angela disse que não via problemas no encontro, lembrando que ela e Guerra foram deputados na mesma legislatura. No dia seguinte, Maluf também estava na reunião. Para facilitar uma aliança, o PSDB negocia acordos com o PP em vários Estados. Santa Catarina é um deles.

 

“Estávamos reunidos e o Maluf chegou. Participou de parte da conversa. Fui embora e ele permaneceu, provavelmente para falar de São Paulo. Ele está bastante empolgado com a aliança”, conta Angela Amin.

 

Guerra confirma: “Foi Maluf que levou Angela Amin a meu gabinete”. Mas nega que a aliança em São Paulo esteja na pauta de negociações: “Ele trabalha pela aliança dentro da bancada. Mas não discutimos a situação em São Paulo”.

 

Embora o PP discuta o nome de Celso Russomano ao governo do Estado, deputados do partido não negam o interesse por uma aliança com o PSDB de São Paulo já no primeiro turno.

 

Com a movimentação, Maluf quer recuperar sua atuação no partido. Segundo colegas de bancada, seu entusiasmo é tanto que foi até aconselhado a se conter: uma defesa muito apaixonada pode inviabilizar a estratégia do PP. Neste mês o PP deverá liberar seus diretórios.

 

Mas a ideia do partido é só definir seu destino em junho, quando estiver encerrado o prazo para celebração de convênios com o governo federal.

 

Até lá, o quadro estará mais nítido. Além de temer retaliação do governo, o PP espera ainda a decisão do ex-governador Aécio Neves. Dornelles poderá ser vice de Serra, caso Aécio opte pela disputa ao Senado.

 

Embora Aécio ainda seja apontado como primeira opção, no PSDB cresce o número de adeptos de Dornelles. Em Santa Maria (RS), Serra sussurrou um “eu quero”, quando o presidente municipal do PP sugeriu Dornelles para sua vice.

 

Dornelles não só levaria o tempo do PP para Serra, mas o tiraria de sua adversária Dilma Rousseff. “Nesse caso, o tempo do PP conta em dobro”, diz o deputado Ciro Nogueira.

 

Procurado pela Folha, Maluf informou, por intermédio de sua assessoria, que não iria se manifestar.

 

No PSDB, há quem tema desgaste na candidatura à Presidência, já que Serra investe no discurso da ética. O deputado paulista aparece como “procurado” no site da Interpol por ter sido condenado pela Justiça norte-americana. Em 2005, Maluf chegou a ficar preso por 40 dias em São Paulo.

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Entidades brasileiras participarão de audiência sobre violência política na Corte Interamericana

Um grupo formado por sete organizações, entre elas a...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

Idealizadores do Ficha Limpa criam abaixo-assinado para reforma política

Movimento espera coletar 1,6 milhão de assinaturas até 4...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

‘Demos mole’, diz fundador do PV sobre Rede de Marina Silva

  Alfredo Sirkis lamenta rejeição à criação do...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=