Manaus registra 13 casos de racismo no primeiro semestre, diz Polícia Civil

Além da discriminação racial, são enquadrados na lei os crimes contra os grupos étnicos, LGBTQ+, pessoas com deficiência, além da intolerância religiosa

Do A Crítica 

Imagem Geledés

Manaus registrou entre janeiro e junho deste ano, 13 casos de denúncias pelo crime de racismo, de acordo com um levantamento divulgado nesta quarta (14), pela Delegacia Especializada em Ordem e Política Social (Deops).  Em vigor há três décadas, a Lei 7.716/1989, estabelece punições aos crimes resultantes de preconceito, agressão, intimidação, difamação e exposição de um grupo por conta de sua raça, cor, sexualidade, etnia e religião.

Titular da Deops, a delegada Catarina Torres explica que, além da discriminação racial, podem ser enquadradas na lei de racismo atos que ofendam outros grupos étnicos, LGBTQ+, pessoas com deficiência, além da intolerância religiosa. A pena prevista é de um a três anos de reclusão e multa.

“É bom que traga testemunha porque, às vezes, o acusador diz o que aconteceu e o acusado nega tudo – o que é normal. Trazendo uma testemunha, isso já irá respaldar e, com uma maior tranquilidade, dar materialidade à acusação da vítima. Caso haja provas, podem também ser apresentadas na hora da denúncia. Mas na ausência delas, a testemunha é importante”, explicou Torres.

As infrações podem ser cometidas de diversas formas, seja por comentários, disseminação de imagens estereotipadas e difamatórias, entre outras ações depreciativas.

Crime inafiançável

O crime de racismo é inafiançável e imprescritível, ou seja, a vítima pode fazer a denúncia mesmo anos após ter sofrido a discriminação. Já a injúria racial, segundo a delegada, ocorre quando a ofensa é movida pelo “ódio e antipatia dirigida diretamente à honra da pessoa”. Ou seja, quando ela é tratada de forma pejorativa. Este crime consta no artigo 140 do Código Penal, sendo afiançável. O acusado pode pagar uma multa e responder em liberdade. A pena também é de um a três anos de prisão.

Denúncias 

A Deops fica no prédio da Delegacia-Geral da Polícia Civil, localizada na avenida Pedro Teixeira, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da capital, em frente ao Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus. A unidade funciona no horário comercial, das 8h às 18h. O contato telefônico é o (92) 3214-2268.

+ sobre o tema

Seleção olímpica alemã abandona jogo após denúncia de racismo contra zagueiro

A seleção olímpica alemã de futebol deixou uma partida...

Atriz negra rebate após críticas por cabelo rosa ‘não combinar com sua cor’

Ex-atriz da Disney, Skai Jackson, de 16 anos, decidiu...

O arco-íris é verde-amarelo

Não é trivial que a Parada LGBTQIA+ de São Paulo tenha...

Clube italiano é punido após caso de racismo com brasileiro

O episódio aconteceu na partida entre Como e Pontisola,...

para lembrar

Paulo Teixeira: Solidariedade aos haitianos

Portugueses, alemães, italianos, japoneses podem. Haitianos não podem? Por Paulo Teixeira...

Impedidos de estudar, aprovados por cotas no Rio Grande do Sul entram na Justiça

Caso ocorrido em Santa Maria foi levado à Defensoria...

YouTube anuncia fundo de US$ 100 milhões para influenciadores negros

O YouTube abre no próximo dia 21 de junho as inscrições...

Diretora impede criança com cabelo afro de ser matriculado em escola do Maranhão

Caso aconteceu em São José de Ribamar. Pais levaram...
spot_imgspot_img

Não é sobre o Oscar, nem sobre uma corrida de 15km com ótimo pace

Passamos pela premiação do Oscar sem nenhuma menção direta aos incêndios de Los Angeles. Acho que, em momentos difíceis, o público valoriza o escapismo...

Miopia econômica

O avanço da onda antidiversidade e anti-inclusão (coisa que vem sendo especialmente estimulada pelos EUA) começou a surtir efeitos negativos de grande impacto no...

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...
-+=