Mangaratiba realiza Fórum de Não Violência Contra os Negros

Evento realizado nesta quinta-feira (1) contou com apresentações musicais, vídeos, oficinas e palestras sobre o tema

no Jornal Atual

Evento realizado no Casarão da Reserva Ecológica do Sahy contou com apresentações palestras musicais, vídeos e oficinas – Foto – Jornal Atual

A Secretaria de Saúde através do programa Arte Viva realizou nesta quinta-feira (1) o 1° Fórum Municipal de Não Violência Contra os Negros com o tema “Tolerância Racial: é o melhor que podemos fazer?”.  O evento aconteceu no Casarão da Reserva Ecológica do Sahy e teve como objetivo dar visibilidade às questões relativas ao racismo estrutural e articular gestores e técnicos para a importância da inclusão do tema em todas as ações componentes às políticas de saúde, educação e assistência.

O vice-prefeito Alcimar Moreira, o Chicão da Ilha, o secretário de Educação, Valdemar Neto, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Cecília Cabral, e a de Saúde, Sandra Castelo Branco juntamente com o adjunto Ricardo Aguiar participaram do evento que contou com apresentações musicais, vídeos, oficinas e palestras.

“Infelizmente este é um tema que ainda temos que abordar, a violência e o racismo. A gente precisa discutir sim e tomar uma atitude quanto a isso. É uma das coisas que o prefeito Alan e eu nos preocupamos, justamente contra isso, a violência”, comentou o vice-prefeito, Chicão da Ilha.

A secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco também falou sobre o evento. “Agradeço ao prefeito Alan pela oportunidade, este projeto é um orgulho para Mangaratiba. Na gestão dessa pasta eu quero trazer algumas coisas que tem a ver com o evento, o cuidado com a mulher independente da sua raça, etnia e gênero”.

“Estou aqui representando toda a equipe que está sempre de braços dados para que as coisas aconteçam. Fico com uma gratidão imensa porque o prefeito e a secretária dão apoio para gente fazer uma coisa que aquece o coração. Não é um tema fácil e é bom olharmos pra o lado e vermos secretarias lado a lado dando as mãos para fortalecer”, disse a coordenadora do programa Arte Viva, Elisa Goulart.

O evento também teve a presença do responsável pela Assessoria de Participação Social e Equidade da Secretaria de Estado de Saúde do Rio, Celso Vergne, da assistente social e representante do Ministério da Saúde, Érida Aparecida e da fundadora e integrante do Articula Preta – Coletivo de Mulheres Pretas de Paraty, Eloá Moraes.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

O Fantasma do Estado: Genocídio e Necropolítica

Em “The Signature of the Sate”, Veena Das discute...

“Branco sai, Preto Fica” tematiza violência policial e racismo na Ceilândia

Por: Neusa Barbosa A repressão policial a um baile black...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=