Mangaratiba realiza Fórum de Não Violência Contra os Negros

Evento realizado nesta quinta-feira (1) contou com apresentações musicais, vídeos, oficinas e palestras sobre o tema

no Jornal Atual

Evento realizado no Casarão da Reserva Ecológica do Sahy contou com apresentações palestras musicais, vídeos e oficinas – Foto – Jornal Atual

A Secretaria de Saúde através do programa Arte Viva realizou nesta quinta-feira (1) o 1° Fórum Municipal de Não Violência Contra os Negros com o tema “Tolerância Racial: é o melhor que podemos fazer?”.  O evento aconteceu no Casarão da Reserva Ecológica do Sahy e teve como objetivo dar visibilidade às questões relativas ao racismo estrutural e articular gestores e técnicos para a importância da inclusão do tema em todas as ações componentes às políticas de saúde, educação e assistência.

O vice-prefeito Alcimar Moreira, o Chicão da Ilha, o secretário de Educação, Valdemar Neto, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Cecília Cabral, e a de Saúde, Sandra Castelo Branco juntamente com o adjunto Ricardo Aguiar participaram do evento que contou com apresentações musicais, vídeos, oficinas e palestras.

“Infelizmente este é um tema que ainda temos que abordar, a violência e o racismo. A gente precisa discutir sim e tomar uma atitude quanto a isso. É uma das coisas que o prefeito Alan e eu nos preocupamos, justamente contra isso, a violência”, comentou o vice-prefeito, Chicão da Ilha.

A secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco também falou sobre o evento. “Agradeço ao prefeito Alan pela oportunidade, este projeto é um orgulho para Mangaratiba. Na gestão dessa pasta eu quero trazer algumas coisas que tem a ver com o evento, o cuidado com a mulher independente da sua raça, etnia e gênero”.

“Estou aqui representando toda a equipe que está sempre de braços dados para que as coisas aconteçam. Fico com uma gratidão imensa porque o prefeito e a secretária dão apoio para gente fazer uma coisa que aquece o coração. Não é um tema fácil e é bom olharmos pra o lado e vermos secretarias lado a lado dando as mãos para fortalecer”, disse a coordenadora do programa Arte Viva, Elisa Goulart.

O evento também teve a presença do responsável pela Assessoria de Participação Social e Equidade da Secretaria de Estado de Saúde do Rio, Celso Vergne, da assistente social e representante do Ministério da Saúde, Érida Aparecida e da fundadora e integrante do Articula Preta – Coletivo de Mulheres Pretas de Paraty, Eloá Moraes.

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.