Mangaratiba realiza Fórum de Não Violência Contra os Negros

Evento realizado nesta quinta-feira (1) contou com apresentações musicais, vídeos, oficinas e palestras sobre o tema

no Jornal Atual

Evento realizado no Casarão da Reserva Ecológica do Sahy contou com apresentações palestras musicais, vídeos e oficinas – Foto – Jornal Atual

A Secretaria de Saúde através do programa Arte Viva realizou nesta quinta-feira (1) o 1° Fórum Municipal de Não Violência Contra os Negros com o tema “Tolerância Racial: é o melhor que podemos fazer?”.  O evento aconteceu no Casarão da Reserva Ecológica do Sahy e teve como objetivo dar visibilidade às questões relativas ao racismo estrutural e articular gestores e técnicos para a importância da inclusão do tema em todas as ações componentes às políticas de saúde, educação e assistência.

O vice-prefeito Alcimar Moreira, o Chicão da Ilha, o secretário de Educação, Valdemar Neto, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Cecília Cabral, e a de Saúde, Sandra Castelo Branco juntamente com o adjunto Ricardo Aguiar participaram do evento que contou com apresentações musicais, vídeos, oficinas e palestras.

“Infelizmente este é um tema que ainda temos que abordar, a violência e o racismo. A gente precisa discutir sim e tomar uma atitude quanto a isso. É uma das coisas que o prefeito Alan e eu nos preocupamos, justamente contra isso, a violência”, comentou o vice-prefeito, Chicão da Ilha.

A secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco também falou sobre o evento. “Agradeço ao prefeito Alan pela oportunidade, este projeto é um orgulho para Mangaratiba. Na gestão dessa pasta eu quero trazer algumas coisas que tem a ver com o evento, o cuidado com a mulher independente da sua raça, etnia e gênero”.

“Estou aqui representando toda a equipe que está sempre de braços dados para que as coisas aconteçam. Fico com uma gratidão imensa porque o prefeito e a secretária dão apoio para gente fazer uma coisa que aquece o coração. Não é um tema fácil e é bom olharmos pra o lado e vermos secretarias lado a lado dando as mãos para fortalecer”, disse a coordenadora do programa Arte Viva, Elisa Goulart.

O evento também teve a presença do responsável pela Assessoria de Participação Social e Equidade da Secretaria de Estado de Saúde do Rio, Celso Vergne, da assistente social e representante do Ministério da Saúde, Érida Aparecida e da fundadora e integrante do Articula Preta – Coletivo de Mulheres Pretas de Paraty, Eloá Moraes.

+ sobre o tema

Racismo no Carrefour: Carrefour indeniza cliente confundido com ladrão em loja da Grande SP

Januário Alves de Santana foi agredido por segurança em...

A sutileza da propaganda depreciativa dos negros publicada na Revista de Domingo de O Globo

O professor universitário Rolf Malungo, nos enviou via Sos...

O racismo no Brasil já tem cara e endereço eletrônico

Por mais que algumas pessoas insistam em dizer que...

Diretoria do Chelsea bane torcedor acusado de racismo de Stamford Bridge

Após uma semana de investigações policiais, o Chelsea anunciou...

para lembrar

Carta de Repúdio ao black face no Festival de Marchinhas de Ubatuba

Carta de Repúdio ao black face no Festival de...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo...

STF começa a julgar processo sobre letalidade em favelas do Rio

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta...

Brasileiras denunciam racismo em palestra, em Harvard: ‘Tem piolho nas tranças?’

Duas brasileiras relataram ter sofrido racismo em uma das...
spot_imgspot_img

A segunda morte de George Floyd: governo dos EUA pode perdoar seu assassino

No seu discurso de posse na Casa Branca, o presidente Donald Trump citou o reverendo Martin Luther King Junior para definir a sua ideia de Estado democrático de...

Mortes por policiais crescem 61% em SP em 2024, mas PM faz menos apurações

Mesmo diante do aumento das mortes durante ocorrências policiais, a Polícia Militar de São Paulo registrou queda em todos os índices de investigação interna (procedimentos...

Justiça do Rio arquiva investigação contra universitário baleado por PM e mototaxista acusados falsamente de roubo

A Justiça do Rio de Janeiro arquivou a investigação contra o estudante universitário Igor Melo de Carvalho e o motociclista Thiago Marques Gonçalves, acusados falsamente de...
-+=