Manifestações livres sobre qualquer assunto – Neymar é, literalmente, a bola da vez

Por Leno F. Silva

 

Neymar é, literalmente, a bola da vez. Depois de muitas idas e vindas ele foi vendido para o Barcelona e se transformou em um produto de aceitação global.

O Santos não teve condição financeira para bancar a oferta do clube espanhol e, com isso, perdeu sua estrela maior, mas ganhou dinheiro suficiente para remontar o escrete, inclusive contratando um  novo técnico, visto que o Muricy Ramalho foi demitido por telefone.

Pelo menos até o final da Copa da FIFA de 2014 o ex-craque do Peixe terá todas as chances para rentabilizar o seu valor de mercado através de dezenas de contratos de publicidade, fazendo papéis de garoto propaganda de produtos tão distintos quanto carro, banco, celular, cerveja, lancha, TV de plasma, cocada, pipoca e tantos outros. Afinal, uma imagem reconhecida pode vender de tudo.

Não  obstante ao talento nato desse jovem atleta, sou radicalmente contrário à supervalorização bancada pelas empresas patrocinadoras, clubes de futebol e pela mídia. Futebol se joga em equipe. Nenhum goleador faz nada sozinho e, por isso, é necessária a valorização de todo o time.

Mas será que os cartolas do Santos usarão parte do dinheiro que receberam para pagar melhores salários aos seus jogadores remanescentes, investir nas categorias de base e na descoberta de novos talentos? Só o tempo irá demonstrar se a força da grana trará de volta a qualidade técnica, as vitórias e os títulos à gloriosa equipe da baixada santista.

Bem orientado pelo pai, seu empresário, Neymar chegou à Espanha com humildade, declarando que a sua missão é ajudar ao Lionel Messi. Além de uma manifestação sensata, ela diminuiu, nesse primeiro momento, a pressão que ele terá de si próprio, do time, dos patrocinadores, da torcida e dos veículos de comunicação.

Boa sorte ao garoto na terra das castanholas. Já pai precoce e que sabe bem lidar com a pelota, tomara aprenda rápido a bailar por aqueles gramados para fazer o que sabe tão bem: driblar e marcar gols. Pois, se isso não ocorrer em um tempo razoável, o mercado será implacável e, rapidamente, procurará outro produto para substituí-lo. Mas, até lá, certamente a lucratividade do negócio fechado com tanta empolgação estará garantida para o seleto núcleo de envolvidos e beneficiados diretamente. Por aqui, fico. Até a próxima.

 

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Perfil do eleitor: Veja o que o brasileiro quer na hora de votar

Enquete do iG com 100 brasileiros mostra que eleitores...

Comércio entre Brasil e África cresce 416% em 10 anos

  Os números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio...

6 multinacionais envolvidas com trabalho escravo e exploração infantil

Infelizmente a escravidão ainda é uma realidade mundial que não se restringe...

para lembrar

Cuidando dos encantadores ‘peu-peus’ da Clarinha…

Acordo com o canto de passarinhos e, após o...

O escancarar da violência de gênero tem relação com o quadro de desmanche social

Ontem, assisti a um filme que aqui no Brasil...

Justiça encerra e arquiva inquérito contra Daniel Echaniz, do BBB 12

Ex-participante era investigado por estupro de vulnerável no reality...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=