Manifestantes “decapitam” estátua de Cristóvão Colombo nos Estados Unidos

Enviado por / FonteRevista Fórum

O navegador genovês Cristóvão Colombo, descrito em muitos livros de história como o “descobridor das Américas”, foi alvo de ira dos manifestantes antirracistas dos Estados Unidos, na noite de terça-feira (9).

Em duas cidades, estátuas em sua homenagem foram atacadas por ativistas que o consideram um dos responsáveis pelo genocídio dos povos indígenas norte-americanos, e também um defensor do tráfico de escravos, atividade comercial comum em sua época, e durante muitos anos antes do seu nascimento e após a sua morte.

Em Boston, estado de Massachusetts, os manifestantes decapitaram a estátua de Colombo que fica no Parque Byrd, e que amanheceu sem sua cabeça, sendo a principal curiosidade da paisagem local nesta quarta. A cabeça de Colombo foi deixada ao lado da estátua, que também teve as coisas pintadas com a inscrição “black lives matter” (“vidas negras importam”). A polícia está investigando autoria do ato.

Já na cidade de Richmond, estado da Virginia, os ativistas arrancaram a estátua inteira do pedestal, e deram a ela outro destino: foi atirada em um lago próximo.

Nos últimos dias, tem sido comum ataques a estátuas relacionadas a figuras racistas. Na Inglaterra, a estátua do traficante de escravos Edward Colston também foi derrubada e atirada no rio, na cidade de Bristol. Já em Antuérpia, na Bélgica, os manifestantes destruíram a estátua de seu antigo rei Leopoldo II, responsável por um dos maiores genocídios da história da humanidade, contra a população do Congo, entre 1885 e 1908.

Vale lembrar também que, nos últimos anos, dezenas de cidades norte-americanas substituíram a comemoração do Dia de Colombo, celebrado no dia 12 de outubro e considerado feriado nacional desde o ano de 1937, por uma celebração em homenagem aos povos indígenas.

+ sobre o tema

Saiba quem são os deputados que propuseram o PL da Gravidez Infantil  

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12), a...

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Entre 1º de janeiro e 13 de maio deste...

‘Criança não é mãe’: manifestantes em todo o Brasil protestam contra PL da Gravidez Infantil

Diversas cidades do país receberam na noite desta quinta-feira...

para lembrar

A política do futuro já chegou

Uma iniciativa popular na Espanha propõe exercer a democracia...

Após um dia inteiro de manobras, Thompson Flores mantém Lula preso

PF manteve Lula preso mesmo com um alvará de...

Mais uma década de sangue derramado em vão

Nos últimos dez anos, o Brasil bateu recordes...

CPI da Violência Urbana ouve Vilma Reis e Marcelo Paixão

Fonte: Lista Racial- Tema: "Juventude Negra, a principal vítima...

É sórdido condenar vítima de estupro por aborto

É sórdido e apequena a política o Projeto de Lei que ameaça condenar por homicídio meninas, jovens e mulheres que interromperem gestações, ainda que...

Geledés repudia decisão da Câmara sobre aborto

Geledés – Instituto da Mulher Negra vem a público manifestar sua indignação e repúdio à decisão da Câmara dos Deputados, aprovada nesta terça-feira, 12,...

Mulheres vão às ruas contra PL que equipara aborto a homicídio; confira locais dos atos

Mulheres vão às ruas de diversas partes do país em protesto contra o avanço, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei que equipara...
-+=