Manifestantes “decapitam” estátua de Cristóvão Colombo nos Estados Unidos

Enviado por / FonteRevista Fórum

O navegador genovês Cristóvão Colombo, descrito em muitos livros de história como o “descobridor das Américas”, foi alvo de ira dos manifestantes antirracistas dos Estados Unidos, na noite de terça-feira (9).

Em duas cidades, estátuas em sua homenagem foram atacadas por ativistas que o consideram um dos responsáveis pelo genocídio dos povos indígenas norte-americanos, e também um defensor do tráfico de escravos, atividade comercial comum em sua época, e durante muitos anos antes do seu nascimento e após a sua morte.

Em Boston, estado de Massachusetts, os manifestantes decapitaram a estátua de Colombo que fica no Parque Byrd, e que amanheceu sem sua cabeça, sendo a principal curiosidade da paisagem local nesta quarta. A cabeça de Colombo foi deixada ao lado da estátua, que também teve as coisas pintadas com a inscrição “black lives matter” (“vidas negras importam”). A polícia está investigando autoria do ato.

Já na cidade de Richmond, estado da Virginia, os ativistas arrancaram a estátua inteira do pedestal, e deram a ela outro destino: foi atirada em um lago próximo.

Nos últimos dias, tem sido comum ataques a estátuas relacionadas a figuras racistas. Na Inglaterra, a estátua do traficante de escravos Edward Colston também foi derrubada e atirada no rio, na cidade de Bristol. Já em Antuérpia, na Bélgica, os manifestantes destruíram a estátua de seu antigo rei Leopoldo II, responsável por um dos maiores genocídios da história da humanidade, contra a população do Congo, entre 1885 e 1908.

Vale lembrar também que, nos últimos anos, dezenas de cidades norte-americanas substituíram a comemoração do Dia de Colombo, celebrado no dia 12 de outubro e considerado feriado nacional desde o ano de 1937, por uma celebração em homenagem aos povos indígenas.

+ sobre o tema

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para...

Saiba quem são os 55 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de São Paulo em 2024

Os moradores de São Paulo elegeram 55 vereadores neste...

Constituição, 36 anos: defender a democracia

"A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação...

A cidadania vai além das eleições

Cumprido ontem o dever cívico de ir às urnas...

para lembrar

Rápido como uma bala

Rápido como uma bala. Sob o título "É um...

The SuperHumans: o divertido anúncio britânico para os Jogos Paralímpicos do Rio

“We’re The Superhumans” é o anúncio do canal de...

Entidades e movimentos sociais se unem em defesa da democracia e da vida

Mais de 60 organizações, entre entidades nacionais, centrais sindicais,...

Paulo Nogueira Batista: Criou-se no Brasil terreno fértil para a intervenção estrangeira

Brasil corre perigo Dos Brics, o país é o mais...

Eleições municipais são alicerce da nossa democracia

Hoje, 155,9 milhões de eleitores estão aptos a comparecer às urnas e eleger seus prefeitos e vereadores. Cerca de 400 mil candidatos, sendo 13.997...

Eleição: Capitais nordestinas matam 70% mais jovens que Rio de Janeiro

As capitais nordestinas matam cerca de 70% mais jovens do que a cidade do Rio de Janeiro, que costuma estar nos noticiários com cenas...

Cresce número de empresas sem mulheres e negros em cargos de direção, mostra B3

A presença de mulheres e pessoas negras em cargos de direção em empresas listadas na bolsa brasileira regrediu em 2024, em comparação com o...
-+=