Manifestantes “decapitam” estátua de Cristóvão Colombo nos Estados Unidos

Enviado por / FonteRevista Fórum

O navegador genovês Cristóvão Colombo, descrito em muitos livros de história como o “descobridor das Américas”, foi alvo de ira dos manifestantes antirracistas dos Estados Unidos, na noite de terça-feira (9).

Em duas cidades, estátuas em sua homenagem foram atacadas por ativistas que o consideram um dos responsáveis pelo genocídio dos povos indígenas norte-americanos, e também um defensor do tráfico de escravos, atividade comercial comum em sua época, e durante muitos anos antes do seu nascimento e após a sua morte.

Em Boston, estado de Massachusetts, os manifestantes decapitaram a estátua de Colombo que fica no Parque Byrd, e que amanheceu sem sua cabeça, sendo a principal curiosidade da paisagem local nesta quarta. A cabeça de Colombo foi deixada ao lado da estátua, que também teve as coisas pintadas com a inscrição “black lives matter” (“vidas negras importam”). A polícia está investigando autoria do ato.

Já na cidade de Richmond, estado da Virginia, os ativistas arrancaram a estátua inteira do pedestal, e deram a ela outro destino: foi atirada em um lago próximo.

Nos últimos dias, tem sido comum ataques a estátuas relacionadas a figuras racistas. Na Inglaterra, a estátua do traficante de escravos Edward Colston também foi derrubada e atirada no rio, na cidade de Bristol. Já em Antuérpia, na Bélgica, os manifestantes destruíram a estátua de seu antigo rei Leopoldo II, responsável por um dos maiores genocídios da história da humanidade, contra a população do Congo, entre 1885 e 1908.

Vale lembrar também que, nos últimos anos, dezenas de cidades norte-americanas substituíram a comemoração do Dia de Colombo, celebrado no dia 12 de outubro e considerado feriado nacional desde o ano de 1937, por uma celebração em homenagem aos povos indígenas.

+ sobre o tema

Nota Pública sobre a ocupação policial da Rocinha

Nós, organizações da sociedade civil do Rio de Janeiro,...

Empresa britânica vai pagar indenização a milhares de africanos por lixo tóxico

Fonte: Estado de São Paulo - Uma empresa britânica...

Deseducar para controlar – A ignorantização como projeto de poder

Nestes dias tão conturbados em que presenciamos e vivemos...

Em seis meses, Dilma deve ir à África defender ampliação de parcerias

Daqui a seis meses, a presidenta Dilma Rousseff deve...

para lembrar

A Marcha das Vadias é necessária!

  Nota da Justiça Global em apoio à Marcha das...

Para dar freio ao genocídio negro, Fora, Bolsonaro! 29 de Maio nas Ruas

PELO FIM DO RACISMO NA VACINAÇÃO! VACINAS PARA...

SP: protesto encerra Encontro Internacional da Marcha das Mulheres

Cerca de 800 mulheres, segundo números da Polícia Militar...

Lewis Hamilton posta vídeo a favor de manifestações contra Bolsonaro

O heptacampeão britânico de F1, Lewis Hamilton, postou um...

Na ONU, organizações brasileiras alertam sobre os riscos de ampliar definição de terrorismo

Seis ONGs brasileiras pediram nesta terça-feira (14) que o Conselho de Direitos Humanos da ONU questione o Brasil sobre projetos de lei que ampliam a...

Mais de 12 mil pessoas já manifestaram apoio a vereador de Curitiba ameaçado de cassação

Desde o dia 5 de fevereiro, quando participou do ato por justiça a Moïse Kabagambe, o vereador Renato Freitas (PT) sofre uma série de ataques e é...

Manifestantes fazem atos contra Bolsonaro e a favor da vacina

Manifestantes foram às ruas na manhã deste sábado (19) em diversas cidades do País em protesto contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e...
-+=