Manifestantes “decapitam” estátua de Cristóvão Colombo nos Estados Unidos

Enviado por / FonteRevista Fórum

O navegador genovês Cristóvão Colombo, descrito em muitos livros de história como o “descobridor das Américas”, foi alvo de ira dos manifestantes antirracistas dos Estados Unidos, na noite de terça-feira (9).

Em duas cidades, estátuas em sua homenagem foram atacadas por ativistas que o consideram um dos responsáveis pelo genocídio dos povos indígenas norte-americanos, e também um defensor do tráfico de escravos, atividade comercial comum em sua época, e durante muitos anos antes do seu nascimento e após a sua morte.

Em Boston, estado de Massachusetts, os manifestantes decapitaram a estátua de Colombo que fica no Parque Byrd, e que amanheceu sem sua cabeça, sendo a principal curiosidade da paisagem local nesta quarta. A cabeça de Colombo foi deixada ao lado da estátua, que também teve as coisas pintadas com a inscrição “black lives matter” (“vidas negras importam”). A polícia está investigando autoria do ato.

Já na cidade de Richmond, estado da Virginia, os ativistas arrancaram a estátua inteira do pedestal, e deram a ela outro destino: foi atirada em um lago próximo.

Nos últimos dias, tem sido comum ataques a estátuas relacionadas a figuras racistas. Na Inglaterra, a estátua do traficante de escravos Edward Colston também foi derrubada e atirada no rio, na cidade de Bristol. Já em Antuérpia, na Bélgica, os manifestantes destruíram a estátua de seu antigo rei Leopoldo II, responsável por um dos maiores genocídios da história da humanidade, contra a população do Congo, entre 1885 e 1908.

Vale lembrar também que, nos últimos anos, dezenas de cidades norte-americanas substituíram a comemoração do Dia de Colombo, celebrado no dia 12 de outubro e considerado feriado nacional desde o ano de 1937, por uma celebração em homenagem aos povos indígenas.

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Especialista prevê alta de infecção nos presídios nas próximas semanas

A maioria doentes presos está na mira do coronavírus...

Jornalista de Carta Capital registra falecimento tucano

Para Leandro Fortes, "a reação formal do PSDB ao...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

para lembrar

Um lugar onde homem não entra

Nas manifestações de junho, uma quantidade sem fim de...

Manifestantes fazem atos contra Bolsonaro e a favor da vacina

Manifestantes foram às ruas na manhã deste sábado (19)...

Antes de tudo, ser antirracista nas ruas

A cada 23 minutos, um jovem negro morre no...

Mais de 12 mil pessoas já manifestaram apoio a vereador de Curitiba ameaçado de cassação

Desde o dia 5 de fevereiro, quando participou do ato...

Na ONU, organizações brasileiras alertam sobre os riscos de ampliar definição de terrorismo

Seis ONGs brasileiras pediram nesta terça-feira (14) que o Conselho de Direitos Humanos da ONU questione o Brasil sobre projetos de lei que ampliam a...

Mais de 12 mil pessoas já manifestaram apoio a vereador de Curitiba ameaçado de cassação

Desde o dia 5 de fevereiro, quando participou do ato por justiça a Moïse Kabagambe, o vereador Renato Freitas (PT) sofre uma série de ataques e é...

Manifestantes fazem atos contra Bolsonaro e a favor da vacina

Manifestantes foram às ruas na manhã deste sábado (19) em diversas cidades do País em protesto contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e...
-+=