segunda-feira, setembro 26, 2022
InícioÁreas de AtuaçãoDireitos HumanosMapa de Conflitos envolvendo injustiças ambientais no Brasil está disponível na Internet

Mapa de Conflitos envolvendo injustiças ambientais no Brasil está disponível na Internet

Um levantamento com casos de injustiça ambiental no Brasil pode ser acessado pela Internet. Trata-se do Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil, de coordenação da doutora em história, pesquisadora no tema e militante no combate ao racismo ambiental, Tania Pacheco.

Por: Sheryda Lopes  Do: Racismo Ambiental

Segundo ela, inicialmente havia apenas 120 casos, mas com o passar do tempo eles se multiplicaram e hoje o banco de dados é movimentado frequentemente. “Somos uma pequena equipe, e não é fácil, pois além de alimentar a ferramenta com dados novos, ainda estamos constantemente atualizando os anteriores”, explica.

O sistema está disponível por meio da plataforma Google Maps. Cada caso tem uma ficha narrativa com informações. A intenção do projeto, segundo Tania, é dar visibilidade às injustiças ambientais e oferecer uma ferramenta de combate ao problema.

Livro narra casos

Parte do Mapa foi transformado em livro. A editora FioCruz, da Fundação Oswaldo Cruz, publicou no final do ano passado a obra Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o Mapa de Conflitos. A publicação é fruto da parceria entre a editora e a Federação dos Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), e resultado do levantamento vinculado ao projeto ‘Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil’, que foi iniciado em 2008 e teve o apoio do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde.

Por meio de oito artigos, a publicação apresenta o Mapa de Conflitos, sua concepção e metodologia, e traz análises e conclusões sobre os diferentes embates nele mapeados, além de alternativas para o futuro. Entre os conflitos descritos, estão os casos de atingidos pela mineração de chumbo em Santo Amaro da Purificação e pela mineração de urânio e por parques eólicos em Caetité, na Bahia.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench