Mapa de Conflitos envolvendo injustiças ambientais no Brasil está disponível na Internet

Um levantamento com casos de injustiça ambiental no Brasil pode ser acessado pela Internet. Trata-se do Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil, de coordenação da doutora em história, pesquisadora no tema e militante no combate ao racismo ambiental, Tania Pacheco.

Por: Sheryda Lopes  Do: Racismo Ambiental

Segundo ela, inicialmente havia apenas 120 casos, mas com o passar do tempo eles se multiplicaram e hoje o banco de dados é movimentado frequentemente. “Somos uma pequena equipe, e não é fácil, pois além de alimentar a ferramenta com dados novos, ainda estamos constantemente atualizando os anteriores”, explica.

O sistema está disponível por meio da plataforma Google Maps. Cada caso tem uma ficha narrativa com informações. A intenção do projeto, segundo Tania, é dar visibilidade às injustiças ambientais e oferecer uma ferramenta de combate ao problema.

Livro narra casos

Parte do Mapa foi transformado em livro. A editora FioCruz, da Fundação Oswaldo Cruz, publicou no final do ano passado a obra Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o Mapa de Conflitos. A publicação é fruto da parceria entre a editora e a Federação dos Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), e resultado do levantamento vinculado ao projeto ‘Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil’, que foi iniciado em 2008 e teve o apoio do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde.

Por meio de oito artigos, a publicação apresenta o Mapa de Conflitos, sua concepção e metodologia, e traz análises e conclusões sobre os diferentes embates nele mapeados, além de alternativas para o futuro. Entre os conflitos descritos, estão os casos de atingidos pela mineração de chumbo em Santo Amaro da Purificação e pela mineração de urânio e por parques eólicos em Caetité, na Bahia.

+ sobre o tema

Oito lições para quem quer empreender

De qualquer forma, não poderia deixar de compartilhar com...

Não acredite em combustão espontânea

Em uma área em que se encontram 114 favelas...

Você sabe o que são ‘direitos humanos’?

Mesmo ouvindo a expressão “direitos humanos” com frequência,...

para lembrar

Idas e vindas da lista suja do trabalho escravo no Brasil

Entenda as alterações na regulamentação da lista suja nos...

Semana pode ser decisiva para Marco Feliciano na Comissão de Direitos Humanos

A permanência ou não do deputado Marco Feliciano...

Combate ao trabalho escravo sofre corte orçamentário no Brasil; 369 mil são afetados

"Sem fiscalização o mundo do trabalho volta à barbárie....

Jornal Nacional ou Jornal Eleitoral? Por Urariano Mota

Eu já havia notado que o Jornal Nacional reflete...
spot_imgspot_img

Impacto do clima nas religiões de matriz africana é tema de evento de Geledés em Bonn  

Um importante debate foi instaurado no evento “Comunidades afrodescendentes: caminhos possíveis para enfrentar a crise climática”, promovido por Geledés -Instituto da Mulher Negra em...

Comissão da Saúde aprova PL de garantia de direitos à pacientes falciformes

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (5), o Projeto de Lei nº 1.301/2023, que reconhece a doença falciforme como...

Comissão Arns recebe Prêmio Eny Moreira de Direitos Humanos

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns recebeu, na tarde da última quarta-feira (05/06), o Prêmio Eny...
-+=