Maranhão: Afrodescendentes terão cursos gratuitos de qualificação

As secretarias de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e a da Igualdade Racial estão fechando uma parceria visando oferecer cursos de qualificação profissional voltados para a população afrodescendente. A ação se dará por meio do Plano Setorial de Qualificação, do Ministério do Trabalho e Emprego (PlanSeQ) e prevê cursos gratuitos em diversas áreas.

 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% da população brasileira é composta por afrodescendentes. Apesar de ser uma parcela significativa da população do país, corresponde apenas a 1% dos cargos estratégicos do mercado trabalho, chegando a ganhar 30% a menos que o salário dos brancos.

 

O recrutamento de trabalhadores para os cursos do PlanSeQ Afrodescendente será feito pelo Serviço Nacional de Emprego no Maranhão (Sine-MA), em conjunto com grupos do movimento negro. Além do Maranhão, os es tados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás e o Distrito Federal terão esta política pública.

 

No Maranhão serão disponibilizadas 340 vagas para os cursos de como mecânica de motos, cuidador de idoso, empreendedorismo, borracheiro, operador de caixa e recepcionista, entre outros.

 

 

Fonte: Educadora

+ sobre o tema

Coletivo Luiza Bairros: conheça grupo que atua no combate ao racismo institucional na UFBA

A principal estratégia utilizada é na exigência do cumprimento...

Após reivindicação do movimento negro, sítio arqueológico no centro do Rio será preservado

Diferente das ossadas humanas descobertas durante escavações próximas à...

Agenda única de eventos em novembro celebra a consciência negra na UFMG

Iniciativa, que une comunidade e gestão, integra formação, informação...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=