Marcelo Barreto: ‘O racismo só vai acabar com atitudes enérgicas’

Em amistoso entre o Milan e o Pro Patria, na quinta-feira, o volante Boateng chutou a bola contra a arquibancada e abandonou o campo, após ser xingado por torcedores. Logo depois, os demais jogadores do time de Milão deixaram o gramado em solidariedade ao companheiro e a partida foi encerrada. Na opinião do correspondente do SporTV na Europa, Marcelo Barreto, somente com atitudes extremas, como a do jogador ganês, será possível acabar com o racismo no futebol.

– As coisas só vão mudar quando os jogadores tiverem atitudes radicais como a do Boateng. Até hoje, os jogadores que sofreram abuso resistiram heroicamente até o fim da partida, com medo de prejudicar seus clubes. Como foi um amistoso, o Boateng teve mais liberdade para fazer o que todos os jogadores já deveriam ter feito. A intolerância precisa ser combatida com atitudes enérgicas. Só ficar aplicando multas pequenas, como faz a Uefa, não vai resolver o problema – disse o jornalista, no “Redação SporTV”.

Marcelo Barreto também destacou a importância de os companheiros de time de Boateng terem seguido o seu exemplo, deixando o campo. Além disso, lembrou que o meia Muntari e o atacante Niang foram igualmente ofendidos.

– É estranho defender um abandono de campo, mas melhor ainda foi o apoio dos jogadores do Milan, comandados pelo capitão Ambrosini. Até porque outros jogadores negros do Milan também eram xingados.

Em comunicado em seu site oficial, o Milan saiu em defesa de seus jogadores, mas ressaltou que as ofensas racistas não partiam de toda a torcida do Pro Patria.

Fonte: Sport TV

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Canção para o homem branco, por Cley Medeiros

  “Quando isso tudo vai acabar? Quando...

“Temos o pior tipo de racismo que existe: o racismo velado” por uma Estudante universitária

  por uma Estudante universitária, 27     “Por ser negra e mulher,...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=