Marcelo Barreto: ‘O racismo só vai acabar com atitudes enérgicas’

Em amistoso entre o Milan e o Pro Patria, na quinta-feira, o volante Boateng chutou a bola contra a arquibancada e abandonou o campo, após ser xingado por torcedores. Logo depois, os demais jogadores do time de Milão deixaram o gramado em solidariedade ao companheiro e a partida foi encerrada. Na opinião do correspondente do SporTV na Europa, Marcelo Barreto, somente com atitudes extremas, como a do jogador ganês, será possível acabar com o racismo no futebol.

– As coisas só vão mudar quando os jogadores tiverem atitudes radicais como a do Boateng. Até hoje, os jogadores que sofreram abuso resistiram heroicamente até o fim da partida, com medo de prejudicar seus clubes. Como foi um amistoso, o Boateng teve mais liberdade para fazer o que todos os jogadores já deveriam ter feito. A intolerância precisa ser combatida com atitudes enérgicas. Só ficar aplicando multas pequenas, como faz a Uefa, não vai resolver o problema – disse o jornalista, no “Redação SporTV”.

Marcelo Barreto também destacou a importância de os companheiros de time de Boateng terem seguido o seu exemplo, deixando o campo. Além disso, lembrou que o meia Muntari e o atacante Niang foram igualmente ofendidos.

– É estranho defender um abandono de campo, mas melhor ainda foi o apoio dos jogadores do Milan, comandados pelo capitão Ambrosini. Até porque outros jogadores negros do Milan também eram xingados.

Em comunicado em seu site oficial, o Milan saiu em defesa de seus jogadores, mas ressaltou que as ofensas racistas não partiam de toda a torcida do Pro Patria.

YouTube video

Fonte: Sport TV

+ sobre o tema

“Uma voz feminina preta”

Desde que nos apropriamos do lugar de fala, e...

Sesc Bom Retiro realiza “Omodé: Festival Sesc de Arte e Cultura Negra para a Molecada”

A palavra omodé, em yorubá, abrange os universos das crianças....

O Marco Temporal e a Colonialidade do Poder

“vai pois, agora, e fere a amaleque, e destrói...

Vai prestar Fuvest? USP tem aulas abertas e gratuitas sobre as obras literárias

Se você vai prestar as provas da Fuvest, a fundação...

para lembrar

Depressão em crianças e racismo

  461 estudos apontam a relação entre discriminação...

Denúncias de racismo aumentam mais de 300% em três anos no DF

As queixas de racismo e injúria racial aumentaram mais...

Samsung acusa Apple de apelar para raça e nacionalismo em briga judicial

A briga judicial entre a Apple e Samsung...

Deputados votam relatório de combate ao racismo nesta quarta

A Comissão Externa de Combate ao Racismo da Câmara...
spot_imgspot_img

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...

‘Moro num país racista’, diz empresário que encerrou contrato de R$ 1 mi por ser chamado de ‘negão’

Nem o ambiente formal de uma reunião de negócios foi capaz de inibir uma fala ofensiva, de acordo com Juliano Pereira dos Santos, diretor...

Coordenador do SOS Racismo de Geledés questiona decisões judiciais sobre racismo e injúria racial

Recentes casos de racismo que ocorreram de maneira individual e coletiva reacenderam os debates sobre a diferença entre a injúria racial e o crime...
-+=