Marcha do Empoderamento Crespo leva autoestima a mulheres do Nordeste de Amaralina

Para Naira Gomes, mais do que uma questão econômica, assumir o crespo é uma forma de se sentir bem com o próprio corpo

Por Gil Santos Do Correio24Horas

Cuidar dos cabelos nunca foi tão fácil e tão barato, ao menos, é o que pensa a antropóloga Naira Gomes, 29 anos. Até os 16, ela desembolsava mais de R$ 100 todo mês em cremes alisantes. Hoje, são R$ 25 e criatividade.  “Descobri que poderia substituir uma prateleira cheia de cremes por apenas um, que misturo com açúcar para deixar meu cabelo mais sedoso. Descobri isso com o tempo, experimentando”, diz.

Gomes foi uma das palestrantes da Marcha do Empoderamento Crespo, realizada na Associação de Moradores do Nordeste de Amaralina, na tarde de ontem. Para ela, mais do que uma questão econômica, assumir o crespo é uma forma de se sentir bem com o próprio corpo.

A estudante de Psicologia Veluma Oliveira, 21, tem péssimas lembranças da infância. O uso do ferro no cabelo deixava o couro cabeludo machucado, a chapinha quebrava os fios e os elásticos apertavam demais. Mas, as feridas eram mais profundas.

“Na escola, recebia apelidos como ‘nega maluca’ ou ‘cabelo duro’ e isso doía. As princesas nos livros tinham o cabelo liso e as professoras só achavam lindo os cabelos lisos. Foram muitos anos de sofrimento”, contou emocionada, enquanto segurava uma das tranças do dread. Ela saiu da Liberdade para participar do evento.

Adultos e crianças lotaram o espaço para assistir às palestras, aprender a fazer turbantes e pinturas afros. Teve também contação de história. Emilly Almeida, 10, exibia seu black power com todo orgulho. “Minha irmã que fez. Eu uso desde os 7 e acho lindo”, contou.

RTEmagicC_MarchaCrespo1.jpg

A coordenadora do evento, Hilmara Bitencourt, 22, garante que essa é mais que uma tendência, é uma questão de identidade: “Trata-se de autoestima. De olhar no espelho e se reconhecer, sem precisar forçar o seu cabelo a ser o que não é”. A atração musical ficou por conta do grupo Quabales.

A Marcha realiza atividades em bairros e escolas. Interessados entram em contato pelo e-mail [email protected]. O lema é: “Cabelo crespo não é moda, é nossa luta, resistência e história!”.

+ sobre o tema

‘O racismo deixa marcas na alma’

Belo-horizontina e médica, Júlia Rocha tem sido alvo de xingamentos...

Homenageada com poemas e cantos, Conceição Evaristo lança sexto livro

Premiada e traduzida, Conceição Evaristo virou referência para autoras negras, mas...

“Navio Atavos” sugere reflexão sobre a ancestralidade afro-descendente

Exposição gratuita pode ser conferida até 22 de setembro. Do...

para lembrar

Jovem preta é afastada de bebê após nascimento em maternidade de Florianópolis

Manifestantes fizeram um ato na tarde desta sexta-feira (30),...

Discriminação é comum, porém velada, dizem negras desempregadas

Para atendente, oportunidades de emprego são maiores para os...

Eu, mulher, psicóloga e negra

Quando nossa comissão editorial resolveu ouvir psicólogos negros, para...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=