Marcha pede aprovação de projeto que prevê cotas para negros em concursos

Fonte: A Tarde Online –

 

Uma passeata ocorrida no Centro de Salvador nesta terça-feira, 17, à tarde, pediu pela aprovação de um projeto de lei municipal que pretende estabelecer cotas para negros nos concursos públicos realizados pela prefeitura. Os manifestantes saíram do Campo Grande por volta das 15h e foram até a Praça da Sé, onde chegaram por volta das 17h.

O projeto, de autoria do vereador Gilmar Santiago (PT), prevê que 40% das vagas disponibilizadas em concursos municipais sejam destinadas à população negra. A proposta foi apresentada em fevereiro deste ano e desde então está em tramitação nas comissões da câmara municipal, sem previsão de entrar na pauta de votação.

No protesto desta terça, que foi organizado pelo Fórum de Combate a Desigualdade Racial no Mercado de Trabalho e faz parte do calendário do Novembro Negro, os manifestantes pediram também maior empenho por parte de entidades privadas na contratação de negros em funções “de prestígio” e de atendimento ao público na capital baiana.

Os organizadores citam como exemplo o ocorrido em shoppings da capital onde, segundo eles, a população negra “geralmente exerce funções como limpeza ou serviços gerais, mas dificilmente realiza atividades como atendimento ao público, ou trabalha em lojas de grife”.

Para Gilmar Santiago, que faz parte do Fórum, a prefeitura “poderia criar mecanismos fiscais que tornassem atrativa a contratação de negros por parte destas empresas”. Questionado, porém, se ele se referia a isenções fiscais, o vereador ponderou. “Não falo necessariamente de renúncia fiscal, mas é preciso fazer algo”, afirmou.

A reportagem do A TARDE On Line tentou entrar em contato com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador para saber se existe algum projeto que incentive a contratação de negros por parte dos donos de lojas da capital baiana, mas não obteve sucesso.

Matéria original

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Ana Maria Gonçalves: A mídia, as cotas e o sempre bom e necessário exercício da dúvida

Fonte http://www.interney.net/blogs/lll Tenho escrito alguns artigos sobre racismo e, em todos,...

Aborto, maconha, gays, cotas: cadê as polêmicas na campanha?

 A propaganda eleitoral gratuita na TV deveria servir para...

Nem pós-moderno ou governista. Apenas Prounista

O PROUNI (Programa Universidade para Todos) foi criado pelo...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...
-+=