Marcha pede aprovação de projeto que prevê cotas para negros em concursos

Fonte: A Tarde Online –

 

Uma passeata ocorrida no Centro de Salvador nesta terça-feira, 17, à tarde, pediu pela aprovação de um projeto de lei municipal que pretende estabelecer cotas para negros nos concursos públicos realizados pela prefeitura. Os manifestantes saíram do Campo Grande por volta das 15h e foram até a Praça da Sé, onde chegaram por volta das 17h.

O projeto, de autoria do vereador Gilmar Santiago (PT), prevê que 40% das vagas disponibilizadas em concursos municipais sejam destinadas à população negra. A proposta foi apresentada em fevereiro deste ano e desde então está em tramitação nas comissões da câmara municipal, sem previsão de entrar na pauta de votação.

No protesto desta terça, que foi organizado pelo Fórum de Combate a Desigualdade Racial no Mercado de Trabalho e faz parte do calendário do Novembro Negro, os manifestantes pediram também maior empenho por parte de entidades privadas na contratação de negros em funções “de prestígio” e de atendimento ao público na capital baiana.

Os organizadores citam como exemplo o ocorrido em shoppings da capital onde, segundo eles, a população negra “geralmente exerce funções como limpeza ou serviços gerais, mas dificilmente realiza atividades como atendimento ao público, ou trabalha em lojas de grife”.

Para Gilmar Santiago, que faz parte do Fórum, a prefeitura “poderia criar mecanismos fiscais que tornassem atrativa a contratação de negros por parte destas empresas”. Questionado, porém, se ele se referia a isenções fiscais, o vereador ponderou. “Não falo necessariamente de renúncia fiscal, mas é preciso fazer algo”, afirmou.

A reportagem do A TARDE On Line tentou entrar em contato com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador para saber se existe algum projeto que incentive a contratação de negros por parte dos donos de lojas da capital baiana, mas não obteve sucesso.

Matéria original

+ sobre o tema

Starbucks customers are changing their names to ‘Black Lives Matter’

The name changes prompt the baristas to yell “Black...

O racismo que mata por Carolina Trevisan

Maria Carolina Trevisan O homicídio de um jovem negro mobilizou...

Jesus, o menino do Alemão

Jesus, o Cristo, venceu a morte. Jesus, o Eduardo,...

para lembrar

‘Há extermíno’, diz secretário sobre mortes de moradores de rua em GO

Força-tarefa da Secretaria Nacional de Direitos Humanos vem a...

Portões da universidade

"Nós queremos é que uma filha de uma empregada...

Por que os pobres investem menos em educação?

Não é que as pessoas de baixa renda não...

Educação escolar de negros com deficiência é marcada por capacitismo e racismo

Apesar da acessibilidade ser um direito garantido por lei...
spot_imgspot_img

Não é sobre o Oscar, nem sobre uma corrida de 15km com ótimo pace

Passamos pela premiação do Oscar sem nenhuma menção direta aos incêndios de Los Angeles. Acho que, em momentos difíceis, o público valoriza o escapismo...

Miopia econômica

O avanço da onda antidiversidade e anti-inclusão (coisa que vem sendo especialmente estimulada pelos EUA) começou a surtir efeitos negativos de grande impacto no...

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...
-+=