Marina diz que Serra se faz de vítima

Por: Bernardo Mello Franco

 

A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, sugeriu ontem que o adversário José Serra (PSDB) tenta “se fazer de vítima” para ganhar votos com o escândalo da Receita.

Numa referência ao tucano, a senadora condenou a exploração do caso na campanha e insinuou que ele quer ganhar votos com a quebra do sigilo fiscal da filha.

“As eleições estão indo por um caminho que não interessa ao Brasil”, disse, em entrevista. “Interessa para alguém ganhar as eleições se fazendo de vítima para, de acordo com as circunstâncias, angariar a simpatia do eleitor.”

Evitando citar o nome de Serra, Marina defendeu que o escândalo seja tratado “da forma correta, mesmo que isso não renda votos e simpatia”. E disse não estar certa de sua motivação política, contrariando a tese tucana.

“Nós descobrimos que são milhares de pessoas que tiveram o sigilo violado”, afirmou. “Se isso teve finalidade política é grave, e se não teve, é gravíssimo.”

De acordo com a senadora, o envolvimento de filiados ao PT na violação de sigilos fiscais não é suficiente para comprovar uma tentativa de atingir o PSDB. “Só faz com que a gente exija cada vez mais a investigação”, disse.

O objetivo de Marina ao criticar Serra é tentar esvaziar o escândalo que, segundo avaliação dos verdes, prejudica sua candidatura na reta final da campanha.

Para o PV, a exploração do caso na propaganda política e no noticiário reforça a polarização entre Dilma e Serra no momento em que a senadora tentava se apresentar como opção para um segundo turno contra a petista.

“Esta é uma briga que não nos convém”, disse à Folha um estrategista da campanha. “Uma candidatura de terceira via como a de Marina não tem como se beneficiar de uma troca de acusações entre os rivais.”

Os verdes decidiram ignorar o escândalo na propaganda de TV, por entender que o caso desvia a atenção das propostas de Marina. Ontem, ela falou em mobilização de voluntários e ecologia no programa eleitoral.

 

 

Fonte: No Minuto

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...