Mateiros do Araguaia se dizem torturados

Fonte: Folha de São Paulo

 

A partir da esquerda, em sentido horário, os guias Vicente Oliveira, Severino Silva,

Manoel Lima, José Maria Alves e Abel de Jesus

 

Camponeses que colaboraram com a repressão à guerrilha afirmam que foram obrigados a trabalhar para os militares

Pessoas ligadas ao Exército e à esquerda atribuem relatos dos ex-guias à busca por indenizações concedidas pela Comissão de Anistia

Quase 35 anos depois do fim da guerrilha do Araguaia (1972-1975), um dilema ainda paira sobre os mateiros que guiaram o Exército na caça aos militantes da luta armada: torturados ou traidores?
A discussão voltou à tona nas últimas semanas, com a participação crucial desses mateiros para indicar onde podem estar as ossadas de quase 60 guerrilheiros jamais encontrados, mortos no que o povo da região chama de “a guerra”. Até hoje, apenas dois foram achados e reconhecidos. Em muitas das atuais buscas, são os mateiros que contam o que presenciaram e dão indicações sobre possíveis locais de enterro.
Nas décadas que se seguiram ao conflito, os mateiros mantiveram relação próxima com os militares que exterminaram a guerrilha, o que alimentou a imagem de aliados da ditadura. De colaboradores dos guerrilheiros quando os militantes de extrema esquerda chegaram à região, passaram a ficar a serviço das Forças Armadas.
Agora, apesar de não negarem os vínculos com os militares, começam a contar uma outra parte dessa história -a tortura que os levou a mudar de lado. “O “pessoal da mata” [a guerrilha] era meu amigo. Eu não ia fazer se não fosse obrigado. No começo dei muita comida. Depois, não teve jeito, a gente não tinha outra escolha”, conta o mateiro Severino Antonio da Silva, o Severinão, 85 anos.

 

Indenizações
Por trás da onda revisionista, dizem pessoas ligadas aos guerrilheiros mortos e ao Exército, está uma busca por indenizações. Existem de 45 a 50 processos de ex-guias à espera de análise na Comissão de Anistia. Nenhum foi julgado até agora.
“Esses guias foram pagos, é um absurdo pedir indenização. Eles receberam terra, dinheiro, recebiam inclusive por guerrilheiro morto”, diz Criméia Almeida, ex-militante da guerrilha e representante da comissão dos familiares de mortos e desaparecidos na ditadura.
A história de todos os guias não é a mesma. Na região, alguns são vistos como adesistas ao Exército sem que tenham sido forçados, enquanto outros aparecem como vítimas. “Sofri demais. Tenho um problema de ouvido de um “telefone” que tomei e saiu sangue”, diz o camponês José Maria Alves da Silva, o Zé Catingueiro, 72, que diz ter sido torturado por 29 dias e depois colocado numa sala de sal, para arderem as feridas. Ao final do mês de suplícios, diz, colaborou com os militares.
Num sinal das nuances dessa história, Catingueiro é também apontado como o assassino da guerrilheira “Cristina” (Jana Moroni Barroso, aos 26), em janeiro de 1974. Ele nega.

 

Matéria original: Mateiros do Araguaia se dizem torturados

+ sobre o tema

Porto Alegre: Sem terra é executado com tiro nas costas pela polícia gaúcha

Por: Clarissa Pont   O agricultor sem terra Elton Brum, 44...

Movimentos lamentam a morte de Dom Tomás Balduino

Fundador da CPT e do CIMI, o bispo da...

Justiça Global questiona Judiciário e Executivo Federal sobre prisões políticas no Rio

Organização também pede a realização de audiência pública conjunta...

para lembrar

Não somos defensores de bandidos!

Não somos defensores de bandidos! – Diálogo com a sociedade...

Creuza Maria Oliveira, presidenta da Fed. Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) ganha Prêmio Direitos Humanos 2011

Creuza Maria Oliveira, presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=