MEC deve liberar inscrição para bolsas do ProUni nesta semana

Data ainda não foi divulgada, mas definição é esperada para os próximos dias

 

Mais um pouquinho de paciência. Para os candidatos interessados no ProUni, programa do governo federal que concede bolsas integrais e de 50% a alunos de baixa renda em faculdades particulares, a espera pela inscrição pode parecer longa, mas ela está perto de acabar.

A expectativa do MEC é que a portaria que define as datas seja publicada nos próximos dias e que as inscrições sejam abertas até o final desta semana.
Para quem ainda não está familiarizado com o programa, ele funciona assim: com base na nota do Enem 2009, os alunos podem se inscrever em até cinco cursos e optar por dois tipos de bolsa -integral, caso a renda familiar per capita seja inferior a um salário mínimo e meio, ou de 50%, se tal renda for menor que três salários.

Pelo sistema onde é feita a inscrição, é possível acompanhar diariamente a nota mínima necessária para conseguir a bolsa no curso desejado. Como os alunos podem alterar suas opções enquanto o sistema estiver no ar, essas notas podem mudar de um dia para o outro.

Exatamente pela característica mutável do sistema, Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, pré-vestibular popular que recebe muitos interessados no ProUni, aconselha seus alunos a não bobearem nesse período. “Peço que eles tenham a paciência de consultar o sistema todos os dias.”

Tanta preocupação é justificável. O fato de estar acima da nota mínima em um dia não é garantia de que o aluno obtenha a bolsa no fim do processo.
O mecanismo serviu de base para o que está sendo usado no sistema unificado do Enem.

Danilo de Lima, 20, ainda tem dúvidas sobre como usará o sistema do ProUni, mas seu sonho é que o programa permita que ele curse direito no Mackenzie ou na PUC de graça.

“Só posso estudar nessas universidades se for com bolsa integral”, diz o rapaz, que é operador de estoque de uma loja em São Paulo. Ele trabalha durante o dia e só tem tempo de estudar à noite e nos finais de semana.

Para ter direito a uma das 160 mil vagas que o MEC vai oferecer para o primeiro semestre de 2010, Danilo não terá uma tarefa fácil. Como no vestibular tradicional, candidatos a cursos concorridos em boas universidades, como é seu caso, precisam de um desempenho ótimo no Enem para obter a bolsa.

 

Fonte: Folha de S. Paulo

+ sobre o tema

Bolsista do ProUni convida Lula para festa de formatura

A estudante de jornalismo Rita Correa Garrido, de 26...

UNEafro abre inscrições para cursinho

UNEafro abre inscrições para cursinho VAGAS ABERTAS 2017 Você quer ser...

Universitários brasileiros são brancos, moram com os pais e estudam pouco

Pesquisa traçou perfil do estudante que cursa os últimos...

Como a Academia se vale da pobreza, da opressão e da dor para sua masturbação intelectual

Texto originalmente publicado em RaceBaitR como “How Academia Uses...

para lembrar

Obra infanto-juvenil em inglês aborda preconceito racial

Lançamento do livro “The Black Butterfly” (A borboleta Preta), de...

Educação física, arte, sociologia e filosofia ficam no Ensino Médio

A Câmara dos Deputados decidiu incluir na reforma do...

Nova Zelândia oferece bolsas de estudo para brasileiros; veja como participar

Quem sempre teve o sonho de estudar no exterior,...

A crítica de Marcien Towa às doutrinas de identidade africana

O presente trabalho propõe tematizar a crítica que o...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=