MEC deve liberar inscrição para bolsas do ProUni nesta semana

Data ainda não foi divulgada, mas definição é esperada para os próximos dias

 

Mais um pouquinho de paciência. Para os candidatos interessados no ProUni, programa do governo federal que concede bolsas integrais e de 50% a alunos de baixa renda em faculdades particulares, a espera pela inscrição pode parecer longa, mas ela está perto de acabar.

A expectativa do MEC é que a portaria que define as datas seja publicada nos próximos dias e que as inscrições sejam abertas até o final desta semana.
Para quem ainda não está familiarizado com o programa, ele funciona assim: com base na nota do Enem 2009, os alunos podem se inscrever em até cinco cursos e optar por dois tipos de bolsa -integral, caso a renda familiar per capita seja inferior a um salário mínimo e meio, ou de 50%, se tal renda for menor que três salários.

Pelo sistema onde é feita a inscrição, é possível acompanhar diariamente a nota mínima necessária para conseguir a bolsa no curso desejado. Como os alunos podem alterar suas opções enquanto o sistema estiver no ar, essas notas podem mudar de um dia para o outro.

Exatamente pela característica mutável do sistema, Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, pré-vestibular popular que recebe muitos interessados no ProUni, aconselha seus alunos a não bobearem nesse período. “Peço que eles tenham a paciência de consultar o sistema todos os dias.”

Tanta preocupação é justificável. O fato de estar acima da nota mínima em um dia não é garantia de que o aluno obtenha a bolsa no fim do processo.
O mecanismo serviu de base para o que está sendo usado no sistema unificado do Enem.

Danilo de Lima, 20, ainda tem dúvidas sobre como usará o sistema do ProUni, mas seu sonho é que o programa permita que ele curse direito no Mackenzie ou na PUC de graça.

“Só posso estudar nessas universidades se for com bolsa integral”, diz o rapaz, que é operador de estoque de uma loja em São Paulo. Ele trabalha durante o dia e só tem tempo de estudar à noite e nos finais de semana.

Para ter direito a uma das 160 mil vagas que o MEC vai oferecer para o primeiro semestre de 2010, Danilo não terá uma tarefa fácil. Como no vestibular tradicional, candidatos a cursos concorridos em boas universidades, como é seu caso, precisam de um desempenho ótimo no Enem para obter a bolsa.

 

Fonte: Folha de S. Paulo

+ sobre o tema

Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

Começa nesta segunda-feira (27) e vai até 7 de...

FGV e Fundação Itaú oferecem bolsas de mestrado em comunicação digital e cultura de dados

A FGV-ECMI (Escola de Comunicação, Mídia e Informação da...

Projeto de escolas cívico-militares é aprovado na Alesp após estudantes serem agredidos por policiais

O projeto de lei que prevê a implementação das escolas...

Educação domiciliar e seus impactos para a convivência democrática

A educação domiciliar, também conhecida internacionalmente como homeschooling, tem...

para lembrar

Justiça Federal suspende provas do Enem no Amazonas

A Justiça Federal do Amazonas suspendeu a realização da...

Educadores contestam artigo da “Veja”

Sob o título "Que bom que os Sindicatos...

O país onde os negros tem cabelos naturalmente loiros

Ilhas de Salomão, país localizado no Oceano Pacífico, cerca...

Ciclo de Conferências – Epistemologias Negras

Este ciclo de conferências tem como objetivo refletir sobre...
spot_imgspot_img

Seduc-SP oferece cursos de inglês, espanhol, Libras e mais

Os Centros de Estudos de Línguas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) estão com inscrições abertas para os cursos de idiomas do...

Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

Começa nesta segunda-feira (27) e vai até 7 de junho o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. No...

FGV e Fundação Itaú oferecem bolsas de mestrado em comunicação digital e cultura de dados

A FGV-ECMI (Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas) vai oferecer 30 bolsas integrais para o mestrado em comunicação digital e...
-+=