Termina às 23h59 de amanhã o prazo para que os candidatos que fizeram o Enem concorram a uma vaga em universidades públicas e instituições de ensino profissional.
É o dia decisivo para os estudantes saberem se a nota que obtiveram no Enem é suficiente para lhes assegurar uma das 47.913 vagas nas 51 instituições de ensino superior que decidiram usar o exame em substituição aos seus vestibulares.
Ao final do prazo, os mais bem classificados em cada um dos cursos oferecidos levarão a vaga. Haverá, porém, mais dois dias de tensão à espera do resultado: a lista dos aprovados sai só na sexta, dia 5.
A seleção é feita pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), plataforma criada pelo Ministério da Educação que entrou no ar na última sexta-feira. A opção de vaga pode ser alterada quantas vezes o aluno quiser, até as 23h59 de amanhã.
Disputar a vaga requer atenção. Isso porque alguém que apareça como classificado no primeiro dia pode “perder” a posição hoje e principalmente amanhã, quando mais estudantes deverão entrar no sistema com suas notas para escolher um curso.
Será quando a nota de corte ficará mais clara -ela é baseada no número de candidatos inscritos e nas vagas disponíveis em determinado curso.
Quem não conseguir a vaga ainda terá duas oportunidades, entre 15 e 20 deste mês e de 1º a 3 de março. Nessas etapas, porém, estarão disponíveis apenas as vagas que sobrarem.
No Estado de São Paulo, estão em jogo 2.625 vagas na Unifesp, na UFABC e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Fonte: Folha de S. Paulo