MEC publica edital com mudanças no Enem 2017; taxa de inscrição tem reajuste de 20%

Inscrições para o exame serão abertas dia 8 e vão até 19 de maio

Mauro Vieira / Agencia RBS

Do ZH

O edital da edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. A principal alteração é que as provas este ano serão aplicadas em dois domingos seguidos, dias 5 e 12 de novembro, e não mais em um único fim de semana. As inscrições serão feitas das 10h do dia 8 de maio às 23h59 do dia 19 do mesmo mês no site do exame. As informações são da Rádio Gaúcha.

A taxa de inscrição passou de R$ 68 para R$ 82, um reajuste de 20,5%. O pagamento deverá ser feito até o dia 25 de maio. Estão isentos alunos de escolas públicas concluintes do Ensino Médio em 2017, participantes carentes, de acordo com o cadastro no CadÚnico do governo federal, e estudantes que se enquadrarem nas exigências da lei 12.799/2013, que trata das isenções em processos seletivos federais.

Até o ano passado, o pedido de gratuidade ocorria por meio de autodeclaração. Nesta edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) poderá consultar o cadastro do CadÚnico para verificar se o candidato cumpre com as exigências para isenção do pagamento da taxa. O participante que tiver sua solicitação de carência indeferida deverá gerar a guia de pagamento no site do Enem.

Outra mudança é que o candidato que solicitar a isenção e não comparecer nas provas, terá de anexar documentos que justifiquem a ausência para conseguir nova edição em 2018, como atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência. Antes, era necessário apenas justificar a ausência durante a nova inscrição.

Participantes deficientes ou com outra condição especial poderão solicitar tempo adicional para as provas de uma hora no ato da inscrição. No entanto, a partir de agora será necessário incluir um laudo para comprovar o atendimento especial durante a inscrição. O resultado da análise será disponibilizado na página do participante. Até o ano passado, o laudo era exigido apenas no dia das provas.

Para candidatos que não se enquadram no atendimento especializado, mas precisam de algum recurso para a prova devem incluir a opção “outra condição específica” durante a inscrição.

Para esta edição também houve alteração na ordem das provas. Linguagens e redação, que antes ficavam no segundo dia, agora passam para o primeiro dia de aplicação, juntamente com ciências humanas. No segundo dia, os candidatos responderão questões de ciências da natureza e matemática.

Outra mudança é que os candidatos receberão cadernos de questão personalizados, com o nome e número da inscrição, juntamente com o cartão de respostas. Até o ano passado, o cartão era entregue separado e os participantes precisavam fazer uma identificação de acordo com a cor da sua prova.

Inscrições
Das 10h do dia 8 de maio às 23h59 do dia 19 de maio.

Datas
5 e 12 de novembro de 2017 (dois domingos consecutivos).

Horários
Assim como no ano passado, os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h. As provas terão início às 13h30.

Provas
Primeiro dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências da Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
Segundo dia: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos.

+ sobre o tema

Os Estados e a universidade pública

Por: PAULO GABRIEL SOLEDADE NACIF   A rede de...

Estudantes protestam contra adoção do Enem pela UFMG

Mais de mil alunos de cursinhos e escolas particulares...

Temática afro-brasileira terá publicação de obras didáticas para o Ensino fundamental

por: Ionice Lorenzoni   Estarão prontas este ano...

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...

para lembrar

Uso de meios digitais na educação pode melhorar aprendizagem

A inclusão de recursos digitais em salas de aula...

Candidato poderá desistir de vaga no Sisu; MEC institui lista de espera para sistema

Os candidatos que concorrem a vagas em instituições federais...

4,1 milhões de crianças e jovens estão fora da escola, diz MEC

Mais de 4,1 milhões de crianças e jovens em...

Dicas para lidar com o racismo na sala de aula

Não é fácil abordar a questão do racismo na...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=