Pesquisa de doutorado destaca a literatura marginal periférica

A literatura marginal periférica e suas ramificações nas redes sociais foram estudadas na tese de doutorado da acadêmica Gracinda Vieira Barros. A pesquisa “Literatura marginal periférica nos movimentos sociais em rede” foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no último dia 30 de março.

Do UFJF

Gracinda Barros ressalta que o objetivo dos autores estudados era expandir o cenário cultural e o mercado leitor dentro da periferia (foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Três autores foram centrais nas obras analisadas pela doutoranda: Sérgio Vaz, Ferréz e Marcelino Freire. O enfoque dos artistas converge na vivência periférica, diferentemente dos movimentos de literatura marginal brasileira anteriores, sobretudo na década de 70. Uma das principais caracterizações desta relação é a manutenção de projetos sociais por parte dos três autores. Foram estudadas apenas obras disponibilizadas na internet e de maneira gratuita.

Segundo o professor orientador da tese, Rogério de Souza Sergio Ferreira, a pesquisa se consolida em meio ao cenário acadêmico: “A tese da Gracinda foi considerada pela banca examinadora referência na área dos estudos voltados à literatura marginal periférica, um campo ainda pouco explorado no meio acadêmico brasileiro, sobretudo porque ela discute a natureza engajada deste tipo de produção poética nos domínios do ciberespaço.”

Para Souza, os autores analisados fazem parte de um novo perfil no cenário da literatura nacional: “Obras dos autores Sérgio Vaz, Ferréz e Marcelino Freire na Internet, em blogs e websites, ilustram como eles se valem do meio eletrônico para difundirem uma literatura combativa que participa dos movimentos sociais ao mesmo tempo em que se afirmam num novo perfil de escritores e numa estética própria da periferia na tradição literária brasileira.”

A acadêmica aponta que o apelo dos autores junto às periferias é fundamental: “o objetivo deles era expandir o cenário cultural e o mercado leitor dentro da periferia. O Ferréz, por exemplo, tem uma editora chamada Selo Povo, que vende livros a custo de produção, coisa de R$ 5 ou R$10. A ideia é justamente popularizar, já que os escritores da periferia conseguem espaço de publicação e circulação, e para os leitores da periferia.”

Segundo Gracinda, a difusão das obras por meios digitais é uma grande oportunidade para consolidar o público alvo, mas também de expandir o alcance: “O que observamos com a internet é que este público é ultrapassado. De certa forma, universaliza a produção deles”, aponta Gracinda. Na visão da acadêmica, tal expansão foi vital para a literatura marginal: “Esta democratização foi fundamental, e você vê isso em segmentos como a mídia, a crítica e o mundo acadêmico.”

Contato:
Prof. Dr. Rogério de Souza Sergio Ferreira (orientador – UFJF)
[email protected]

Banca examinadora:
Rogério de Souza Sergio Ferreira (orientador – UFJF)
Juliana Gervason (UFJF)
Marcos Vinicius Ferreira de Oliveira (UFJF)
Charlene Martins Miotti (UFJF)
Alexandre Montaury Baptista Coutinho (PUC-Rio – UFF)

Outras informações: (32) 2102-3118 – Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Ciência sem Fronteiras

O Programa Ciência sem Fronteiras é um ato revolucionário....

Uneb terá concurso com 221 vagas para professor

Inscrições começam no dia 12 de janeiro No ibahia A Universidade do...

A educação brasileira

Não vou falar da educação no Brasil a partir...

Especialistas apresentam cinco propostas para a educação brasileira

Em meio ao otimismo que envolveu o anúncio de...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=