Médico americano afugenta eleitores de Barack Obama

Urologista da pequena Mount Dora, na Flórida, é contra reforma da saúde dos EUA

Um médico urologista da pequena cidade americana de Mount Dora, na Flórida, ganhou atenção nacional por causa do inusitado cartaz colado na porta de seu consultório. O pequeno papel alaranjado na porta de vidro diz: “Se você votou em Obama, procure cuidados urológicos em outro lugar. As mudanças no seu atendimento de saúde começam agora, não daqui a quatro anos”. A notícia é do jornal local Daily Commercial.

Jack Cassell, de 56 anos, é obviamente contra a reforma da saúde aprovada pelo presidente dos EUA, Barack Obama, no mês passado. Entre outras medidas, a nova lei estabelece que todo americano deve ter seguro de saúde. Aqueles que não conseguirem pagar por uma cobertura médica devem receber um subsídio governamental para fazê-lo. Críticos da reforma dizem que ela vai aumentar os gastos e diminuir a qualidade do atendimento.

Cassell, que segundo o Daily Commercial tem um consultório repleto de “materiais republicanos”, afirmou que não está se recusando a atender pacientes, porque isso seria antiético. O urologista diz, no entanto, que se as pessoas decidirem não ir a seu consultório por causa do cartaz, tudo bem.

Segundo o jornal, os 10 mil habitantes de Mount Dora são conhecidos por suas posições políticas conservadoras. Cassell afirmou que a maioria de seus pacientes apoiou a ideia do cartaz, e que só uns poucos reclamaram.

A lei americana proíbe que um médico negue atendimento um paciente com base em raça, sexo, religião ou deficiência.

William Allen, professor de bioética na Universidade da Flórida ouvido pelo Daily Commercial, diz que Cassell está dentro dos seus direitos, desde que não se recuse a atender ninguém e que não questione seus pacientes sobre suas opiniões políticas.

A lei americana proíbe que um médico negue atendimento um paciente com base em raça, sexo, religião ou deficiência.

William Allen, professor de bioética na Universidade da Flórida ouvido pelo Daily Commercial, diz que Cassell está dentro dos seus direitos, desde que não se recuse a atender ninguém e que não questione seus pacientes sobre suas opiniões políticas.

Fonte: R7

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Autoritarismo verde e amarelo

“Sobre o autoritarismo brasileiro” é um livro de Lilia...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

Obama recebe hoje propostas para conter violência e uso de armas nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebe hoje...

para lembrar

Rio+20: Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva   Digamos que este Junho...

São Paulo: Show Almir Sater

  Credicard Hall - Sábado 07, 22h Nascido...

Raoul Peck sobre ‘O Jovem Karl Marx’: “Vou ao passado para compreender a eleição de Trump”

O realizador politicamente implicado aposta num cinema de causas a...

Fátima Oliveira: ‘Meio ambiente não é adereço’

Um recado firme e perfeito: "meio ambiente não é...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=