Médico é preso suspeito de abusar de mais de 20 pacientes

Um médico foi preso, no seu consultório, em Florianópolis, na terça-feira (15), suspeito de abusar sexualmente das pacientes. Antes de deflagrar a operação, a Polícia Civil tinha ao menos dez boletins de ocorrência contra o nutrólogo Omar César Ferreira Castro, de 66 anos.

Após a divulgação da prisão, o número de pacientes que acusam o médico de abuso já subiu para 20.

De acordo com informações do Notícias do Dia, uma das mulheres diz que o médico a dopou para estuprá-la. No dia seguinte, a paciente voltou ao consultório, com um gravador, e conseguiu uma confissão.

O mesmo relato foi feito pelas demais pacientes. Ele diz que vai deixar as pacientes com o corpo bonito, se aproxima delas e, à força, toca no corpo, nos seios. No fim, ainda tenta beijá-las.

“É revoltante o que ocorreu comigo: ir a uma consulta médica, ser dopada e em seguida estuprada é um fato digno de ódio, fúria e raiva. E o pior foi a impossibilidade de esboçar reação, pois como estava dopada tentei tirar as mãos do médico de mim, porém não consegui. Ele me levou para maca. Tudo isso aconteceu sem eu entender o porquê”, disse uma das vítimas ao ND.

O caso chegou ao Conselho Regional de Medicina do estado. Embora não haja nenhum denúncia de abuso sexual registrada contra o médico no órgão, o conselho vai abrir uma sindicância para apurar o caso. Se a conduta irregular for confirmada, ele poderá ter o registro cassado.

Repúdio

As deputadas da Bancada Feminina do estado repudiaram o “atos que, se confirmados, atentam gravemente contra todas as mulheres catarinenses e expressam o mais elevado grau de violência que uma mulher pode sofrer, principalmente ante as denúncias que tais crimes foram perpetrados em condições de redução da capacidade de decisão destas mulheres”.

Em nota, Angela Albino (PCdoB), Carmen Zanotto (PPS) e Geovania de Sá (PSDB) pediram rápida apuração e punição.

Caso semelhante

A prisão de Omar se assemelha ao caso do médico Roger Abdelmassihcondenado a 278 anos de prisão por abusar sexualmente das pacientes enquanto elas estavam sob efeito de sedativos. Foram 52 estupros e quatro tentativas de abuso a 39mulheres.

Nos dois casos, os médicos tinham boa reputação. Omar é considerado um dos melhores especialistas da capital e atende uma média de 40 pacientes por dia.

Abdelmassih era especialista em reprodução humana e foi um dos pioneiros da fertilização in vitro no País.

+ sobre o tema

III CONAPIR: Democracia e desenvolvimento sem racismo por um Brasil afirmativo

Ministra-Chefe da Secretaria de Políticas...

CNJ afasta juiz que comparou Lei Maria da Penha a ‘regras diabólicas’

Edílson Rodrigues ficará afastado por pelo menos 2 anos,...

“Temos que nos perguntar se somos livres ou escravos”, afirma Paulina Chiziane

Para escritora moçambicana, escravatura durou quase cinco séculos e...

O primeiro soldado abertamente transexual do Exército americano

Com alegria e cautela, o sargento Shane Ortega recebeu...

para lembrar

Cinema e representação – Teoria Feminista do Cinema

Uma questão importante para nós, mulheres, é a questão...

Coleção infantil ‘Antiprincesas’ conta histórias de mulheres inspiradoras

“Conhecemos muitas histórias de grandes homens, mas não tanto...

A mulher erectus – Por: Eliane Brum

Ela tinha uma espinha que não se dobrava. Era...
spot_imgspot_img

Programa oferece oportunidade a mulheres vítimas de violência doméstica

Mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade social, possuem, no programa Aluguel Social a esperança de uma vida melhor. Criado pelo...

Eunice Prudente é 1ª mulher negra na Academia Paulista de Letras Jurídicas

Desde a infância, a professora e acadêmica Eunice de Jesus Prudente teve claras noções de comunidade e direitos humanos. Seus pais, o metalúrgico Joaquim José...

Erykah Badu faz do seu show um manifesto afrofuturista, com sua música e estética

No afrofuturismo, movimento cultural protagonizado por pessoas negras, a liberdade permite que este grupo sonhe, projete um futuro e rompa barreiras. Erykah Badu, com seu show...
-+=