Medida vai acelerar uma solução – Obama –

Fonte: Folha de São Paulo

RUPERT CORNWELL
– DO “INDEPENDENT” –

A decisão do presidente Barack Obama de retomar o sistema de tribunais militares em Guantánamo será inevitável e corretamente definida como um recuo, termo que nenhum político aprecia. Mas, na realidade, o mais provável é que ele esteja só fazendo o melhor que pode em uma situação adversa.

Em tese, não há motivo para que as poucas pessoas que serão julgadas pelas comissões militares não o sejam pela Justiça comum em território americano, onde desfrutariam de maiores salvaguardas jurídicas. Afinal, a Justiça comum conseguiu lidar com o caso de Zacharias Moussaoui, o chamado 20º sequestrador do 11 de Setembro.

Como candidato e desde que assumiu a Presidência, Obama descreveu o sistema das comissões militares como profundamente deficiente. Na verdade, qualquer esforço para transferir os prisioneiros ao sistema judicial normal quase certamente deflagraria uma tempestade, no Congresso e na opinião pública, que provavelmente retardaria ainda mais o processo.

A Casa Branca concluiu que a solução mais prática é levar adiante os julgamentos em comissões militares reformuladas. O essencial agora é a velocidade. Como o presidente lembrou repetidas vezes, nenhum dos prisioneiros em Guantánamo foi condenado por coisa alguma até agora, ainda que diversos deles estejam detidos há seis anos ou mais. Muitos dos 241 remanescentes podem ser inocentes. Isso é uma mácula chocante para a Justiça americana, qualquer que seja a forma que ela tome nesses processos.

A Suprema Corte mais de uma vez reprovou essa delonga inexplicável e o limbo jurídico em que os detentos foram jogados. Mas há um prazo imposto. Obama assumiu compromisso de fechar a prisão até janeiro. Isso deve dar tempo suficiente para que as comissões militares comecem seu trabalho.

Menos de 20 pessoas devem ser submetidas a elas, entre as quais Khalid Sheikh Mohammed e outros dos envolvidos na organização dos ataques do 11 de Setembro.

Se surgir qualquer demora adicional, e a prisão for fechada no prazo, não restaria alternativa a não ser transferir os réus ao território e ao sistema judicial dos EUA, justamente o desfecho que o governo deseja evitar. Com Guantánamo fechada, os detentos restantes entre os 241, a maioria bem pouco importante, podem ser transferidos a outros países ou simplesmente libertados. Isso poria fim a uma história que trouxe vergonha, e não mais segurança, aos EUA.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Matéria original: Medida vai acelerar uma solução

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

O transporte de tração animal no Central Park e no Sul de Minas

Sou aficionada por revistas e livros sobre animais de...

para lembrar

Douglas Belchior: por que estar nas ruas contra o golpe

Professor, ativista social e militante do Movimento Negro fala sobre...

Gastrofascismo

A doença infantil do antipetismo criou, no Brasil, a...

Cerca de 40% dos europeus sofrem de algum transtorno mental, mostra estudo

Os europeus têm sido mais afetados pelo transtorno mental...

Jesus ou Barrabás

essa semana, santa, comemoramos o martírio de um líder...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=