Presidente perde apoio da esquerda, mas ganha na oposição – Obama –

Fonte: Folha de São Paulo

–  DO “INDEPENDENT” –

Correndo o risco de provocar o repúdio de seus eleitores de esquerda, Barack Obama anunciou ontem planos para reativar as comissões militares para processar os presos de Guantánamo. Como candidato, ele defendeu que os réus fossem julgados em cortes federais ou pela Justiça Militar tradicional. Desde então, aumentam as pressões sobre Obama para explicar o que fará com os 241 detentos. O presidente enfrenta um dilema: precisa repudiar as políticas de Bush e, ao mesmo tempo, não comprometer a segurança nacional.
No comunicado de ontem, Obama reconheceu ter feito “objeções fortes” à abordagem de Bush, mas insistiu que comissões militares “são apropriadas para julgar inimigos que violam as leis da guerra”. A mudança recebeu o apoio de um republicano moderado chave, o senador Lindsey Graham. Os progressistas, porém, apontam com pesar para um padrão de recuo no instinto inicial de se desfazer das políticas antiterror de Bush.
Obama fez outra pirueta política perigosa no início da semana, ao buscar obstruir a divulgação de fotos de abusos de prisioneiros por militares dos EUA, alegando riscos aos soldados americanos no exterior. Não vai ajudá-lo o fato de que ao menos uma das fotos em questão vazou para a mídia (o canal de TV australiano SBS).
A Casa Branca de Obama e mais seus aliados está cada vez envolvida em controvérsias sobre o que fazer em relação ao tratamento dado a prisioneiros na “guerra ao terror” de Bush.
Entretanto, com suas mudanças de posição em relação às fotos e às comissões militares, Obama pode estar reforçando seu apoio em setores moderados. Ele tem consciência, por outro lado, de que sua base de apoio na esquerda liberal sofrerá erosão. Os ataques lançados por ativistas de defesa dos direitos humanos na noite de ontem foram imediatos.
Funcionários do governo insistiram que Obama não inverteu sua posição, já que não excluíra explicitamente a continuidade das comissões militares. Em 2006, votou contra a lei que criou o modelo atual, mas apoiou um projeto alternativo, de republicanos moderados.

Tradução de CLARA ALLAIN

Matéria original: Presidente perde apoio da esquerda, mas ganha na oposição – Obama –

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Rio+20: Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva   Digamos que este Junho...

São Paulo: Show Almir Sater

  Credicard Hall - Sábado 07, 22h Nascido...

CUT/Vox Populi: 70% rejeitam PEC 241 no Brasil

Pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi aponta que a...

Fátima Oliveira: ‘Meio ambiente não é adereço’

Um recado firme e perfeito: "meio ambiente não é...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=