Membros do PV decidem apoiar Dilma para combater “a direita de sempre”

Por: Renan Ramalho

Carta assinada por 58 verdes critica intolerância da “velha esquerda” com Marina


Um grupo de 58 militantes do Partido Verde divulgou nesta quarta-feira (20) um manifesto em apoio à candidatura presidencial de Dilma Rousseff (PT) sob o argumento de que o adversário José Serra (PSDB) representa a “a direita de sempre”.

Os verdes justificam o apoio por defender “mais inclusão social” e “maior sensibilidade com a realidade de milhões de brasileiros que seguem à margem da própria cidadania”.

– Entendemos que um eventual governo da coligação PSDB-DEM afastaria o Brasil destes grandes desafios, privilegiando os compromissos do “Estado mínimo” e o discurso repressivo do tipo “Lei e ordem”.

O texto tem como um dos principais signatários o ex-deputado Luciano Zica, um dos coordenadores de campanha de Marina Silva (PV), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno. O manifesto foi distribuído num ato de apoio de uma parte dos verdes a Dilma em Brasília, nesta quarta-feira (20).

Mais da metade do manifesto justifica a opção pelo voto em Marina no primeiro turno, principalmente por causa da plataforma ambiental. Mas o texto também diz que o voto na candidata representou a rejeição à política dos adversários.

– Parcelas expressivas da população não toleram mais o jogo de cena, as alianças sem programa, os acordos que visam apenas a repartição do poder, a corrupção endêmica que abala as instituições, o oportunismo eleitoral e a demagogia que amesquinha a própria política.

Num trecho, o manifesto diz ainda que Marina, “que jamais desrespeitou ou agrediu seus adversários”, foi tratada com desprezo pela “antiga esquerda”. O texto finaliza, porém, dizendo que foi Dilma quem mais se aproximou das propostas apresentadas pelo PV em prol da sustentabilidade.

Marina e o PV decidiram por não apoiar um dos dois candidatos que disputam a Presidência, mas os militantes foram liberados para apoiar informalmente (sem usar os símbolos do partido) qualquer um dos concorrentes. Na segunda-feira (18), o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) e o ex-candidato do PV a governador de São Paulo Fabio Feldmann declararam apoio a Serra.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Bolsonarismo ataca democracia de todas as formas

O risco democrático que o bolsonarismo representa não se...

Abolicionismo do século 21

Por: Edson França Completamos no dia 13 de...

O que pensa o ministro Arthur Chioro sobre a saúde da mulher – por: Fátima Oliveira

Preocupada com o silêncio sepulcral do novo ministro da...

Senador republicano adere a Obama

Folha de São Paulo quarta-feira, 29 de abril de...

para lembrar

Direitos…?

A classe média não quer direitos, quer privilégios

Até quando a sabotagem conservadora poderá resistir?

por Saul Leblon A Folha quer ser...

Obama: Vitória do povo americano

Por: LUIZ CARLOS BRESSER-PEREIRA É hora de celebrar a vitória...

Por 55 votos a favor, Senado abre processo de impeachment e afasta Dilma

 Por 55 votos a favor e 22 contra, o...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=