Membros do PV decidem apoiar Dilma para combater “a direita de sempre”

Por: Renan Ramalho

Carta assinada por 58 verdes critica intolerância da “velha esquerda” com Marina


Um grupo de 58 militantes do Partido Verde divulgou nesta quarta-feira (20) um manifesto em apoio à candidatura presidencial de Dilma Rousseff (PT) sob o argumento de que o adversário José Serra (PSDB) representa a “a direita de sempre”.

Os verdes justificam o apoio por defender “mais inclusão social” e “maior sensibilidade com a realidade de milhões de brasileiros que seguem à margem da própria cidadania”.

– Entendemos que um eventual governo da coligação PSDB-DEM afastaria o Brasil destes grandes desafios, privilegiando os compromissos do “Estado mínimo” e o discurso repressivo do tipo “Lei e ordem”.

O texto tem como um dos principais signatários o ex-deputado Luciano Zica, um dos coordenadores de campanha de Marina Silva (PV), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno. O manifesto foi distribuído num ato de apoio de uma parte dos verdes a Dilma em Brasília, nesta quarta-feira (20).

Mais da metade do manifesto justifica a opção pelo voto em Marina no primeiro turno, principalmente por causa da plataforma ambiental. Mas o texto também diz que o voto na candidata representou a rejeição à política dos adversários.

– Parcelas expressivas da população não toleram mais o jogo de cena, as alianças sem programa, os acordos que visam apenas a repartição do poder, a corrupção endêmica que abala as instituições, o oportunismo eleitoral e a demagogia que amesquinha a própria política.

Num trecho, o manifesto diz ainda que Marina, “que jamais desrespeitou ou agrediu seus adversários”, foi tratada com desprezo pela “antiga esquerda”. O texto finaliza, porém, dizendo que foi Dilma quem mais se aproximou das propostas apresentadas pelo PV em prol da sustentabilidade.

Marina e o PV decidiram por não apoiar um dos dois candidatos que disputam a Presidência, mas os militantes foram liberados para apoiar informalmente (sem usar os símbolos do partido) qualquer um dos concorrentes. Na segunda-feira (18), o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) e o ex-candidato do PV a governador de São Paulo Fabio Feldmann declararam apoio a Serra.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Beyoncé dá aval a Kamala Harris para usar música em campanha

A vice-presidente Kamala Harris fez uma grande entrada durante sua primeira...

Com iniciativa Global Gateway, UE apoia o Brasil no combate às desigualdades no mundo

A presidência brasileira do G20 fez do combate à fome, à...

Kamala Harris diz que está ‘honrada’ com apoio de Biden e que pretende ‘merecer e ganhar’ candidatura democrata

A vice-presidente Kamala Harris disse em uma declaração neste domingo que...

para lembrar

Paralelos entre o SUS e a tragédia de William Shakespeare

Um leitor irado indagou, por e-mail, por que eu...

Conselho de Ética da Câmara instaura processo sobre Bolsonaro

Iolando Lourenço Repórter da Agência Brasil   Brasília - O presidente do...

Um sistema em ruínas selado pela vitória de Trump e a saída possível

Vitória de Trump sela o declínio da ordem mundial...

Mortes em SP não são culpa da chuva, mas da falta de políticas de moradia

Desde a madrugada deste domingo (30), a incompetência e...

Biden desiste de reeleição após pressão e anuncia apoio a Kamala Harris

Após pressão de democratas, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21) que não irá concorrer à reeleição, em disputa contra o...

Para cumprir os ODS, o Estado brasileiro precisa parar de matar pessoas negras

Em um período de dez anos (2012-2022), o Brasil registrou o assassinato de 445.442 pessoas negras. De acordo com o Atlas da Violência de...

Coalizão de entidades lança campanha por mais negros nos parlamentos

A Coalizão Negra por Direitos, que reúne mais de 200 entidades, dará início à campanha “Quilombo nos Parlamentos Eleições 2024”. O lançamento acontece na...
-+=