Menino protagoniza comercial da Barbie pela primeira vez desde criação de boneca

Carrinhos são brinquedos para meninos e bonecas são brinquedos para meninas, certo? Quem disse? Bem, por mais que não haja nada oficial especificando estas definições de gênero, as pessoas crescem “amarradas” a estereótipos como estes. Por isso é que o novo comercial da boneca mais famosa do mundo, a Barbie, está dando o que falar.

Do Catraca Livre

Desde que foi criada em 1959, a boneca sempre apareceu em comerciais e propagandas em revistas na companhia de meninas. Mas agora, um vídeo de divulgação da parceria feita entre a Mattel e a grife Moschino, inova ao quebrar o senso comum adicionando um menino na equação.

As imagens mostram crianças – duas meninas e um menino – falando sobre a boneca que está vestida com peças da marca italiana da cabeça aos pés. “Barbie Moschino, tão poderosa!”, diz o garotinho.

Assista!

A Mattel tem adotado uma postura inovadora em suas propagandas. Um outro comercial veiculado recentemente apostou em uma estratégia feminista e inovadora para divulgar a boneca Barbie nos Estados Unidos. Na nova campanha ‘Imagine The Possibilities’ (‘Imagine as possibilidades’, em português), a nova linha dos brinquedos aparece em situações reais como professoras, paleontólogas, treinadoras de futebol americano, veterinárias e empresária.

Ao final da propaganda, uma mensagem diz que quando uma menina brinca com Barbie, imagina tudo que pode se tornar. A ideia é mudar a imagem de futilidade da boneca, associada mais a salões de beleza e shoppings centers do que laboratórios e escritórios.

+ sobre o tema

Negras e negros estão mais próximos do feminismo do que brancos no Brasil, aponta pesquisa

Datafolha também mostra que quase metade dos homens evangélicos...

Juarez Xavier: “Não existe meritocracia em sociedades desiguais”

Em entrevista à #tvCarta, o professor de Jornalismo Juarez...

Aulas sobre “masculinidade” diminuem índices de violência contra a mulher

Para pesquisadores, meninos devem ser ensinados sobre os aspectos...

O que fazer para ajudar quem está num relacionamento abusivo

Todo mundo já esteve ou conhece alguém que esteve...

para lembrar

Contra agressão a Dilma, Gleisi lança movimento pela dignidade feminina

A senadora Gleisi Hoffmann (PT) reagiu "indignada" aos adesivos...

Feministas se elegem vereadoras em busca de representatividade para mulheres

Em 2016, um grupo de vereadoras se elegeu prometendo...

Um amor que bagunce meu cabelo e não minha vida

Eu, mais que tudo, quero um amor que compartilhe...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=