Menos da metade dos latino-americanos aprova gestão de Barack Obama

Por: France Presse

 

Washington – A popularidade do presidente americano, Barack Obama, caiu drasticamente nos últimos dois anos na América Latina, e atualmente apenas 47% dos cidadãos da região aprovam sua gestão, segundo uma pesquisa da empresa Gallup publicada nesta quinta-feira (12/4).

O presidente tinha uma popularidade de 62% em 2009, e desde então “muitos latino-americanos perderam a fé na capacidade de Obama de reforçar os laços entre a América Latina e os Estados Unidos”, afirmou o estudo, realizado a partir de entrevistas com 1.000 cidadãos da região.

A Gallup concluiu na pesquisa de 2011 que apenas 24% dos latino-americanos acreditavam que as relações iam se fortalecer com Obama, uma queda de 20 pontos percentuais em relação a 2009, lembrou a empresa. Tudo isso sugere que “Obama enfrentará uma audiência cética na Cúpula” das Américas que ocorre em Cartagena das Índias (Colômbia) neste fim de semana, completou o texto.

No México, a queda de popularidade foi espetacular: apenas 19% dos mexicanos acreditam que as relações melhorarão com Obama, que se apresenta à reeleição em novembro. Dezessete por cento dos venezuelanos pensam o mesmo, a mesma porcentagem entre os bolivianos. Apenas 13% dos guatemaltecos pensam que as relações podem melhorar.

A VI Cúpula das Américas ocorre este fim de semana em Cartagena das Índias, com a presença confirmada de todos os presidentes da região, com exceção do cubano Raúl Castro, que não foi convidado, e do equatoriano Rafael Correa, que decidiu não participar em protesto pela ausência de Cuba.

 

 

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...