Menos da metade dos latino-americanos aprova gestão de Barack Obama

Por: France Presse

 

Washington – A popularidade do presidente americano, Barack Obama, caiu drasticamente nos últimos dois anos na América Latina, e atualmente apenas 47% dos cidadãos da região aprovam sua gestão, segundo uma pesquisa da empresa Gallup publicada nesta quinta-feira (12/4).

O presidente tinha uma popularidade de 62% em 2009, e desde então “muitos latino-americanos perderam a fé na capacidade de Obama de reforçar os laços entre a América Latina e os Estados Unidos”, afirmou o estudo, realizado a partir de entrevistas com 1.000 cidadãos da região.

A Gallup concluiu na pesquisa de 2011 que apenas 24% dos latino-americanos acreditavam que as relações iam se fortalecer com Obama, uma queda de 20 pontos percentuais em relação a 2009, lembrou a empresa. Tudo isso sugere que “Obama enfrentará uma audiência cética na Cúpula” das Américas que ocorre em Cartagena das Índias (Colômbia) neste fim de semana, completou o texto.

No México, a queda de popularidade foi espetacular: apenas 19% dos mexicanos acreditam que as relações melhorarão com Obama, que se apresenta à reeleição em novembro. Dezessete por cento dos venezuelanos pensam o mesmo, a mesma porcentagem entre os bolivianos. Apenas 13% dos guatemaltecos pensam que as relações podem melhorar.

A VI Cúpula das Américas ocorre este fim de semana em Cartagena das Índias, com a presença confirmada de todos os presidentes da região, com exceção do cubano Raúl Castro, que não foi convidado, e do equatoriano Rafael Correa, que decidiu não participar em protesto pela ausência de Cuba.

 

 

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Dissimulação e hipocrisia

Edson Lopes Cardoso fonte: jornal Irohin - Opinião data: 25/04/2009 Foto: Fabiana...

A Carta e o SUS

Há problemas, mas nenhum país de mais de 100...

120 mil analfabetos em SUS

por Fátima Oliveira, comentário enviado por e-mail no site do...

Serra chama negros tucanos ao Palácio para abafar crise

Fonte: Afropress     S. Paulo - A crise aberta com as...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=