Mensalão foi resultado de erros de uma ‘minoria’ no PT, diz Marina Silva

Por: Thiago Guimarãe

Tema foi abordado em entrevista que ela concedeu ao ‘Jornal Nacional’.
Presidenciável deixou PT em 2009. Nesta quarta, ela visitou projeto em SP.

A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, afirmou nesta quarta-feira (11), que o escândalo do mensalão foi resultado de erros de uma ‘minoria’ dentro do PT, partido que deixou em agosto de 2009 por divergências em relação à política ambiental do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Instada a detalhar os motivos de sua permanência no partido durante o escândalo, em 2005, tema abordado na terça-feira (10), durante entrevista da candidata ao Jornal Nacional, Marina negou “conivência” com as supostas irregularidades que hoje são julgadas no STF.

“Eu não participei de nenhum ato ilícito e conheço milhares de pessoas que não participaram. Não é porque eu sou candidata que eu vou fazer um discurso de conveniência”, afirmou Marina, para quem não se pode “fazer uma generalização com todas as pessoas” sobre o episódio.

A senadora afirmou que sua saída do Ministério do Meio Ambiente, em 2008, e do PT, no ano seguinte, tiveram a mesma razão: divergências sobre o rumo da política ambiental do governo.

Nesta quarta, ela visitou pela manhã a sede do instituto Pivi (Projeto de Incentivo à Vida), na zona norte de São Paulo.

Mantida por doações, a unidade abriga cerca de 95 crianças em situação de risco e oferece atividades terapêuticas e educativas.

Marina assistiu a uma apresentação de aula de judô e defendeu a ação do Estado no acompanhamento de resultados de iniciativas da sociedade civil para atendimento a crianças e adolescentes.

“É fundamental o estabelecimento de parcerias, com o acompanhamento do Estado, em relação ao resultado do trabalho, para que, cada vez mais, as instituições filantrópicas possam dar um serviço de qualidade, porque o maior capital que eles têm é essa dedicação, pessoas que voluntariamente dedicam a sua vida”, declarou. Para a candidata do PV, iniciativas como a do instituto Pivi denunciam a ausência do estado.

Almoço com empresários

Após a visita ao projeto social, Marina participou de almoço na Amcham (Câmara Americana de Comércio), na Zona Sul da capital paulista.

No almoço, que teve cardápio com ingredientes orgânicos, Marina dividiu mesa com seu candidato a vice, Guilherme Leal, com Ricardo Young, candidato ao Senado pelo PV em São Paulo, com o presidente da DuPont América Latina, Eduardo Wanick, com o diretor de finanças da Odebrecht, Álvaro Novis, e dirigentes da Amcham.

Em exposição aos empresários, reconheceu feitos dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, mas disse que os ganhos não podem ser usados para “justificar fracassos”.

“Não existe salvador da pátria, não existe messias para nos salvar”, disse, ao defender a ênfase em educação, visão estratégica e profissionalização da máquina pública.

Questionada pelos presentes sobre propostas para reduzir gargalos de produtividade e elevar a eficiência do Estado, a candidata do PV preferiu reafirmar conceitos centrais de sua campanha, como a prioridade em educação.

Durante sua exposição, Marina voltou a defender a realização da reforma tributária no país. Depois, foi questionada pelo G1 se concordava com a mudança da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no destino ao invés de na origem, tema que encontra resistência entre os estados e que dificultou iniciativas anteriores de reforma. A candidata respondeu que não se comprometeria com propostas pontuais, mas com princípios de simplificação, transparência e justiça tributária.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Ascensão econômica desde 2003 não modifica valores políticos, diz pesquisa

Estudo mostra que população associa ganhos dos últimos 10...

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

Diário Oficial publica vetos de Dilma ao Código Florestal

Presidente vai enviar uma medida provisória ao Congresso para...

Obama: Falou o comandante em chefe

Foi acima de tudo um discurso do "comandante em...

Padrinho da classe C

Um dos principais pesquisadores do País, Marcelo Neri fala...

Curso de gestão sobre gênero e raça

Curso de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=