Mercúrio está andando de novo

Talvez o difícil seja parar e repensar os caminhos. olhar bem se é no mesmo lugar que queríamos estar há cinco anos que ainda queremos chegar

Em maio de 2016 escrevi uma das colunas que mais gosto: “Mercúrio está andando”. Gosto porque adoro escrever sobre astrologia e porque gosto de escrever sobre tantas outras coisas que vocês não sabem. Voltei a escrever porque, desde a última segunda-feira, Mercúrio está andando novamente.

Cinco anos depois, certamente a retrogradação de Mercúrio foi muito mais amplamente divulgada por aí, especialmente na internet. O período injustiçado, conhecido como tempo de desgraças e falhas na comunicação, ruim para assinar contratos, fazer acordos, comprar aparelhos eletrônicos. Não é pra tanto, mas que beleza, neste tempo maluco em que vivemos, ter pelo menos umas três semanas para ficar mais atento à forma como falamos com as pessoas, à forma como ouvimos, como sentimos. E não é raro, acontece umas três vezes por ano todos os anos.

Para contextualizar, é claro que nenhum planeta anda pra trás, mas olhando daqui da Terra, é como se a relação com esse planeta apresentasse um movimento de retrocesso. E que bom é nos lembrarmos que o planeta Terra é só mais um planeta entre tantos, uma micropoeira no Universo. É que Mercúrio é rápido, demora só 88 dias para dar uma volta inteira em torno do Sol. Mercúrio é tipo um Exu-correria, mensageiro, comunicador. Pausa para dizer que, em 2016, minha referência mitológica de Mercúrio era o deus romano. A vida muda…

Outras coisas que mudaram: há cinco anos eu fazia reuniões pelo Skype e era casada. O Golpe na Dilma havia acabado de acontecer, Temer fazia seu primeiro pronunciamento como presidente interino e apresentava seus novos ministros, todos homens e brancos. Hoje isso me parece um retrocesso tão básico em relação à quantidade e ao tipo de retrocessos dos últimos tempos. Mas do mesmo modo que Mercúrio, o atraso depende do ponto de vista que se olha. Eu repito que tem muita gente que tem avançado, e avançado muito, nos últimos tempos.

O WhatsApp ficou fora do ar por 24 horas no Mercúrio Retrógrado de 2016. Este ano, além do app de mensagens, caíram também o Facebook e o Instagram. Bons tempos para se refletir sobre monopólio, sobre quem é dono do nosso conteúdo. Bons tempos para se lembrar que a moeda mais valiosa do mundo é o tempo e, no fim, é disso que Mark Zuckerberg é dono de verdade, do nosso tempo.

O que gosto mesmo do tempo de Mercúrio Retrógrado é das máscaras que caem: naquela época foram as conversas de Romero Jucá e Sérgio Machado. Lembram-se do “grande acordo nacional, com o Supremo, com tudo”? Desta vez foi ministro da Economia dono de offshore em paraíso fiscal, empresário que falsificou atestado de óbito da mãe, e Ciro com sua terceira via que nunca vi mais magra. Escrevi na época e continua valendo: é cada vez mais decisivo ser nítido na comunicação. Isentões não sobreviverão em nenhum lugar do mundo.

Talvez o desastre de Mercúrio Retrógrado esteja no período de revisão, que nos faz ver a quantidade de coisas fora do lugar em nós e no mundo. Talvez o difícil seja parar e repensar os caminhos para andar ou correr como Mercúrio, olhar bem se é no mesmo lugar que queríamos estar há cinco anos que ainda queremos chegar. Talvez o complicado seja sair de cima do muro, destapar as cubas, como dizem os angolanos.

+ sobre o tema

No Dia para Eliminação da Discriminação Racial ONU reforça importância de investir em mulheres negras

No Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial, 21...

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça e online

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando uma...

STF homologa acordo de delação de Ronnie Lessa no caso Marielle Franco, anuncia Lewandowski

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta terça-feira,...

Hélio Menezes assume a Diretoria Artística do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

O antropólogo, curador, crítico e pesquisador, Hélio Menezes é...

para lembrar

Mande notícias

Existe ainda em mim um lugar reservado para o...

Projeto de futuro

Mais de uma hora de fila para votar, no...

Aquele que não pode errar

Gosto da arte porque ela tem um poder sobrenatural...

Barroso defende reserva de recursos eleitorais para candidatos negros

Em um país tão desigual quanto o Brasil, as...
spot_imgspot_img

Os palancas negras

Não foi o 7 x 1 que me frustrou, inclusive eu estava dormindo durante o jogo contra a Alemanha. Lembro que acordei várias vezes...

Fogo pela boca

Reinava. Não por força, mas porque podia. O cheiro de terra úmida do homem mais bonito do mundo. Os movimentos suaves e precisos, a...

Desconseguir

Eu ia dizer que falhei. E na verdade falhei sim, falhei feio, falhei rude. Mas não sei se esta é a melhor palavra. Falhar...
-+=