Metalúrgicas da BA discutem políticas de combate ao racismo e situação da mulher trabalhadora

A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos da Bahia (Fetim-BA) e sindicatos de base organizaram no dia 8 de janeiro, em parceria com a Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (FitMetal), uma reunião para discutir e sistematizar as políticas sindicais para as mulheres, com promoção da igualdade e de combate ao racismo. 

A reunião foi aberta por Aurino Pedreira, presidente da Fetim-BA, que destacou a importância da sistematização das políticas para mulheres com o objetivo de alcançar um novo patamar de participação e de conquistas para o gênero. 

Coordenaram a reunião as dirigentes da FitMetal Eremi Melo (secretária de Formação), Raimunda Leone (secretária da Mulher) e Mônica Custódio (Combate ao Racismo). 

Durante o encontro Eremi Melo lembrou que os negros e as mulheres são a maioria no mundo do trabalho, mas que ainda representam a parcela de trabalhadores mais discriminados. A secretária de Formação afirmou ainda que a Federação vem desenvolvendo seu papel de levar o discurso para a prática por tratar os temas de forma transversal. 

“Nós trabalhamos por um novo projeto nacional de desenvolvimento e é fundamental mudar esta realidade de ainda existir discriminação contra mulher. E imagine ainda ser mulher, negra e operária?”, afirmou. “Nós precisamos integrar essas políticas, que são chamadas de políticas de minorias, mas que, em tese, são das maiorias, para dar maior visibilidade as problemáticas e alcançar o respeito da sociedade”, concluiu Eremi Melo. 

Everaldo Vieira, secretário de Combate ao Racismo da Fetim-BA, ressaltou que essa discussão é importante para pautar as políticas e ações da secretaria no Estado para promover uma discussão ampliada junto aos trabalhadores negros e negras sobre os seus direitos. “Nós vamos iniciar o ano de 2013 com mais garra, mais energia, mais vontade, com uma grande equipe para fazer um trabalho diferenciado para a classe trabalhadora da Bahia com apoio da FitMetal e da Fetim”, afirmou. 

“A Secretaria de Combate ao Racismo foi criada para estruturar formas de combater a discriminação no chão de fábrica, uma característica da própria exploração capitalista, e do próprio trabalhador que desconhece a importância do povo negro e dos trabalhadores negros no mercado de trabalho. Ela tem como objetivo educar, orientar, fazer ações, dialogar com os trabalhadores sobre a política de combater o racismo”, lembra Vieira. 

Para a secretária da Mulher, Raimunda Leone,  a realidade da mulher trabalhadora metalúrgica é igual em todo Brasil. “Elas sofrem discriminação, assédio moral, assédio sexual”. Para Raimunda, é importante que os sindicatos se empenhem em defender os direitos das mulheres. “Essa reunião tem o objetivo organizar , conscientizar as mulheres e os homens também, que precisam estar alinhados nesta luta. A partir dessa organização, nós vamos avançar nas lutas e conquistas dos direitos das trabalhadoras”, avalia. Para ela, essa construção coletiva de uma proposta de sistematização de política sindical é de suma importância, pois “várias cabeças pensam melhor do que uma só.” 

Fonte: Sindicato Metalúrgicos Simões Filho 

+ sobre o tema

Deputada Leci Brandão Propõe a criação da Semana Estadual do Hip-Hop

    De acordo com o Projeto de Lei 306/2012 ,...

Câmara realiza homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira

Sessão solene realizada em comemoração aos 86 anos do...

Ministra da igualdade racial participa de caminhada contra intolerância religiosa no Rio

Mobilização reuniu no domingo (16), milhares de candomblecistas, católicos,...

para lembrar

Cearense no comando nacional da Cufa

Em solenidade no Theatro José de Alencar, o rapper...

Entrevista da Ministra Luiza Bairros ao jornal Fêmea

Assista e divulgue o vídeo com a entrevista da...

I Oficina de Direito Sacerdotal das Religiões de Matriz Africana em Londrina

I OFICINA DE DIREITO SACERDOTAL DAS RELIGIÕES DE MATRIZ...

Desafios da Militância em Brasília e Roteiro Cultural Candango

Desafios da Militância em Brasília e Roteiro Cultural...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=