Michael Jordan revela luta contra o racismo em seu novo livro

Michael Jordan é sem duvidas o maior nome do basquete mundial e uns dos maiores esportistas de todos os tempos no mundo, mas a lenda do esporte teve de superar vários desafios em sua jornada.

Jordan explica que a Ku Klux Klan (seita que pregava supremacia branca nos Estados Unidos) era dominante em sua cidade, a Carolina do Norte. Pela universidade local, Michael se destacou como um dos melhores de sua época, tendo apenas um companheiro afro-americano na equipe, Jordan também abriu o jogo sobre ter sido suspenso na escola em 1977, depois que uma menina chamou-o de “crioulo”.

No livro “Michael Jordan: The Life” (“Michael Jordan: A Vida”, em tradução literal), foi escrito pelo jornalista esportivo Roland Lazenby, Michael Jordan admite ter sido racista na infância e adolescência.

“Fui suspenso do colégio em 1977 por atirar um refrigerante em uma menina. Eu era realmente rebelde e racista naquele momento. Basicamente, eu era contra as pessoas brancas” diz Jordan em um dos trechos do livro.

Recentemente, o ex-astro do Chicago Bulls, seis vezes campeão, foi um dos primeiros a se manifestar contra o bilionário Donald Sterling, dono do Los Angeles Clippers, que foi flagrado em uma conversa telefônica pedindo para que sua namorada V. Stiviano não postasse fotos nas redes sociais com pessoas negras ou levassem as mesmas aos jogos do time da NBA.
“Como dono de uma equipe, eu estou enojado que um colega possua visões tão ofensivas e doentias. Como um ex-jogador, estou horrorizado em ver que esse tipo de ignorância ainda exista em nosso país e nos maiores níveis de nosso esporte. Em uma liga em que a maioria dos jogadores é afro-americano, não podemos e não devemos tolerar discriminação em qualquer nível” disse Jordan.

Michael-Jordan2

Michael Jeffrey Jordan (Nova York, 17 de fevereiro de 1963) é um ex-jogador profissional de basquetebol norte-americano. É considerado pela maioria dos especialistas como o melhor jogador de basquete de todos os tempos e por muitos como um dos mais importantes desportistas masculinos da história.

Jordan estudou na Universidade da Carolina do Norte e tornou-se jogador do Chicago Bulls e estrela da NBA em 1984. Era conhecido por sua incrível capacidade de pontuar, suas participações marcantes nos concursos de enterradas. Essas enterradas, pulando da linha do lance-livre, renderam-lhe os apelidos de Air Jordan e His Airness.

O talento de Jordan para o basquete estava claro desde sua temporada de estréia. 83 84 Em seu primeiro jogo no Madison Square Garden contra o New York Knicks, Jordan foi ovacionado de pé por um longo período, uma raridade para um jogador adversário.84 Depois de marcar o recorde de 63 pontos para um jogo de playoffs contra o Boston Celtics em 1986, Larry Bird, estrela dos Celtics, descreveu-o como “Deus disfarçado de Michael Jordan”. (veja mais)

 

 

Fonte: Mundo Conectado

+ sobre o tema

Registros de intolerância religiosa aumentam 22% no estado de SP

Crescimento é referente ao ano 2019, em comparação a...

Superliga de vôlei recebe multa de 50 mil por racismo

Racismo rende nova multa recorde de R$ 50...

para lembrar

Dois meses depois, condenação ainda não foi publicada

Fonte: Afropress Brasília - Dois meses e sete dias após...

Wakanda para sempre: a reparação devida

Representatividade. Esse foi o móbile que imortalizou o ator...

Vivemos um embate entre aspirações, frustrações e ressentimentos

A construção de "uma sociedade livre, justa e solidária"...

‘Vou enfrentar o racismo até morrer’, diz o rapper Emicida

  ASSISTA AQUI O VÍDEO DA ENTREVISTA DO...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=