Michelle Obama faz veemente apelo por reforma na lei de controle de armas

 

A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama voltou a Chicago, sua cidade natal, nesta quarta-feira (10/4), para fazer um apelo emocionado pelo fortalecimento na lei de controle de armas, afirmando que ela também poderia ter sido vítima da violência das ruas na sua infância.

Fazendo uma incomum participação direta no debate político doméstico, Michelle segurou as lágrimas ao lembrar de uma jovem negra moradora de Chicago, chamada Hadiya Pendleton, morta a tiros uma semana depois da posse do presidente Barack Obama, em janeiro.

Enquanto pedia aos senadores e representantes dos EUA e às autoridades locais que encontrem caminhos construtivos para combater a morte de jovens, Michelle contou como se sentiu no enterro da adolescente, de 15 anos: “Eu não conseguia me recuperar do quão familiar eles (os Pendleton) pareciam para mim”.

“Porque eu me dei conta de que… Hadiya Pendleton era eu, e eu era ela”, disse a primeira-dama, contendo as lágrimas. “Mas eu consegui crescer, estudar Direito em Princeton e Harvard, e ter a família e a vida mais abençoadas que eu poderia imaginar. E Hadiya… nós conhecemos essa história”, completou.

Leia mais matérias sobre o Governo de Barack Obama

Michelle lembrou ainda de uma professora de uma escola local, que lhe falou de estudantes que caminham no meio da rua, desafiando os carros, por ser a melhor maneira de evitar os tiroteios que se tornaram comuns em muitas vizinhanças de Chicago. “Não estou falando de algo que está acontecendo em uma zona de guerra do outro lado do mundo”, insistiu. “Estou falando de algo que está acontecendo na cidade que chamamos de lar”.

A primeira-dama disse que o presidente Obama está “lutando o máximo que ele pode e engajando o maior número de pessoas que ele consegue para aprovar reformas consensuais para proteger nossas crianças da violência das armas”. É raro que primeiras-damas se envolvam tão profundamente no discurso político nacional. No início da década de 1990, Hillary Clinton foi bastante criticada por seu papel em tentar reformar o sistema de saúde durante o mandato de seu marido, o então presidente Bill Clinton.

O apelo de Michelle foi feito pouco depois de senadores republicanos e democratas terem anunciado um acordo para estender a verificação de antecedentes a todo tipo de comércio de armas, incluindo as vendas on-line e para apresentações. Desde o massacre na escola de Newtown, em dezembro passado, a Casa Branca tem tentado aprovar uma medida mais ampla de verificação de antecedentes para portadores de armas. O projeto precisa passar no Senado e na Câmara de Representantes para virar lei.

 

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Dissimulação e hipocrisia

Edson Lopes Cardoso fonte: jornal Irohin - Opinião data: 25/04/2009 Foto: Fabiana...

A Carta e o SUS

Há problemas, mas nenhum país de mais de 100...

120 mil analfabetos em SUS

por Fátima Oliveira, comentário enviado por e-mail no site do...

Serra chama negros tucanos ao Palácio para abafar crise

Fonte: Afropress     S. Paulo - A crise aberta com as...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=