Cidinha da Silva é a nova representante da FCP em São Paulo

 

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, empossa Cidinha da Silva como representante chefe da FCP em São Paulo

Facilitar a relação entre os agentes de cultura e arte negra de São Paulo e a Fundação Cultural Palmares. Esse é um dos objetivos da historiadora, escritora e dramaturga Cidinha da Silva, a frente da representação da FCP no estado paulista. “Nós queremos conhecer essas pessoas, apresentar a Fundação Palmares e manter um diálogo franco e direto para que o trabalho seja o mais satisfatório possível”, pontua.

Cidinha também acredita que a aproximação de grupos e fóruns que debatam e promovam os saberes tradicionais é extremamente importante para a formulação de políticas publicas no âmbito da cultura. “O mais importante é atender as demandas desses grupos e ajudá-los a encontrar caminhos viáveis para que seus projetos sejam implementados”, afirma. “Conseguindo isso, eles passarão de propositores a realizadores”, alega.

O genocídio de jovens negros em São Paulo também foi pontuado por Cidinha, que destacou a parceria entre a FCP e outros órgãos públicos e privados como uma das ferramentas na luta contra essa triste realidade. “A cultura é uma forma de combater a violência e nós estamos atentos a essa situação”, aponta. “Eu acredito que podemos, dentre outras ações, disseminar o programa Juventude Viva para o maior número possível de bairros e cidades de São Paulo e propor ações que reduzam a vulnerabilidade dos jovens a essas situações tão violentas”, conclui.

Currículo – Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cidinha da Silva também é escritora, dramaturga e editora do bloguecidinhadasilva.blogspot.com. Atuou no Geledés-Instituto da Mulher Negra durante 13 anos. De 1997 a 1999, foi diretora da instituição e, de 2000 a 2002, assumiu o cargo de presidente. Dentre os temas trabalhados, destacam  cultura, relações raciais,  gênero, educação e juventude.

Em sua militância, entre tantas atividades, participou na construção das Marchas Zumbi dos Palmares, em 1995, e Zumbi +10, em 2005, realizadas em Brasília, além da preparação da III Conferência Mundial Contra o Racismo (âmbito da sociedade civil) e sua realização, em 2001, em Durban, África do Sul.

Fundado em  2005, o  Instituto Kuanza, da qual Cidinha  da Silva é um das fundadoras, editou as obras , O caminho das matriarcas e Eu sou atlântica: sobre a trajetória de vida de  Beatriz Nascimento.  Cidinha da Silva  também é  co-autora de livros e autora de diversos artigos, publicadas em periódicos nacionais e estrangeiros.

A nova representante da FCP, em São Paulo, tem a literatura como uma das grandes paixões. Traz no currículo a publicação de três livros de crônicas e três infantis/juvenis. Destacam-se Os nove pentes d’África (novela) e Kuami (romance).

 

Conheça os textos de Cidinha da Silva

A favela em Salve Jorge – Por Cidinha da Silva

+ sobre o tema

Cristovam propõe bolsa de estudo para filhos de descendentes de escravos

Fonte: Agência Senado   O presidente da Comissão...

O orgulho de ser “burro” mostra que o poço não tem fundo no Brasil

Confesso que tenho cada vez menos paciência para casos...

Americana ganha R$ 46,7 milhões na loteria após comprar bilhete por engano

  Um erro cometido por uma atendente de...

Festa baiana atrai público americano para o Brasil

Fonte: Mercado de Eventos - Mais de 300 norte-americanos...

para lembrar

Serra aponta seu problema

Clovis Rossi Ao assumir sua candidatura à Presidência com...

Pré-sal: Congresso libera multinacionais para explorar sem a Petrobras

O texto-base foi aprovado por um placar de 292...

MinC lança pacote para cultura afro

Em meio às festas do Dia da Consciência Negra,...

No lançamento de Serra, PSDB decide “esconder” FHC

Por: NOELI MENEZES, FERNANDA ODILLA, PATRÍCIA GOMES   Ex-presidente fica fora...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

Frugalidade da crônica para quem?

Xico, velho mestre, nesse périplo semanal como cronista, entre prazos apertados de entrega, temas diversos que dificultam a escolha, e dezenas de outras demandas,...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...
-+=