Michelle visita museu que homenageia vítimas do apartheid na Cidade do Cabo

Primeira-dama americana foi obrigada a cancelar planos de visitar prisão-ilha de Robben Island, onde Mandela esteve preso, devido ao mau tempo

 

Em visita à África do Sul, a primeira-dama americana, Michelle Obama, visitou nesta quinta-feira o District Six Museum, que homenageia as vítimas da segregação racial forçada durante o apartheid, na cidade litorânea da Cidade do Cabo.

A visita de Michelle ao museu substituiu a tão esperada ida da primeira-dama à prisão-ilha de Robben Island, onde o regime do apartheid deteve centenas de presos políticos.

Ventos fortes e fortes ondulações no mar, típicas do inverno da Cidade do Cabo, obrigaram as autoridades da comitiva de Michelle a cancelar a viagem de ferry de cerca de 12 km até à ilha onde Nelson Mandela esteve preso durante 18 anos.

Depois do museu, com quem se encontrou com o ex-prisioneiro político Ahmed Kathrada (colega de Mandela na prisão), Michelle seguiu com as filhas para um almoço com comida típica. De lá, ela foi para a Universidade da Cidade do Cabo para um encontro com cerca de 50 estudantes. Em discurso, a primeira-dama ressaltou esforços dos estudantes para conseguir chegar até a universidade e ressaltou aos alunos que eles não devem olhar a universidade como um lugar estranho.

Nesta quinta-feira, Michelle também esteve com o arcebispo anglicano Demond Tutu, um dos líderes da luta pela igualdade racial no país e Nobel da Paz em 1984, com quem participou de um evento beneficente para prevenção contra o HIV, no Estádio da Cidade do Cabo.

Tour

Na quarta-feira, a primeira-dama dos EUA prestou homenagem às vítimas do apartheid ao visitar o bairro de Soweto, na África do Sul. Ela fez um pronunciamento para jovens mulheres de toda a África na igreja Regina Mundi, que se tornou um marco no levante de Soweto, em 1976, quando mais de 600 morreram em confrontos entre manifestantes negros e forças de segurança.

Michelle visitou as instalações da fundação criada por Mandela tendo com a esposa do líder antiapartheid Graça Machel como guia, na terça-feira. Em seguida, encontrou-se com o ex-presidente sul-africano e ícone da luta antiapartheid, que tem 92 anos, em sua residência em Houghton, subúrbio de Johanesburgo.

A viagem à África do Sul é a segunda solo da primeira-dama americana ao exterior desde que seu marido, o presidente Barack Obama, assumiu o cargo em janeiro de 2009. Depois da África do Sul, Michelle segue para Botswana. Ela viaja na companhia de suas filhas, Sasha e Malia, sua mãe, um sobrinho e uma sobrinha.

 

Fonte: iG

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Rio+20: Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva   Digamos que este Junho...

São Paulo: Show Almir Sater

  Credicard Hall - Sábado 07, 22h Nascido...

Extrema pobreza reduz 63,3% nos últimos dez anos

Só em 2012, foram 1 milhão de pessoas que...

Fátima Oliveira: ‘Meio ambiente não é adereço’

Um recado firme e perfeito: "meio ambiente não é...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=