Minas assina acordo pioneiro para enfrentar o racismo

Um acordo pioneiro no Brasil vai levar ações de enfrentamento ao racismo aos alunos da rede pública de ensino de Minas Gerais. Está é a proposta de um Termo de Cooperação Técnica, assinado na tarde desta segunda-feira (23), entre o governo do Estado de Minas Gerais e a Secretaria de Políticas de Promoção à Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR).
Minas Gerais será o primeiro Estado a promover a ação. Durante a solenidade de assinatura foi lancada a campanha ” Afro consciência: com essa historia a escola tem tudo a ver”
Cerca de 2 mil escolas, dentre as 3.667 unidades da rede estadual em Minas, irão receber cartilhas com o estatuto da igualdade racial. Os professores também serão incentivados a trabalhar a temática com os alunos.
A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, comemorou a parceria, uma vez que consolida a aplicação da lei 10.639, de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do estudo da historia da Africa e dos africanos no currículo dos ensinos fundamental e médio.
O Estado também vai realizar um diagnóstico nas escolas da rede para identificar como se dá as relações étnicas e raciais e como o tema é tratado no ambiente escolar.

+ sobre o tema

Rio Ferdinand expressa revolta com racismo contra seu irmão

Rio Ferdinand disse ter sido frustrante ver seu irmão...

STF julgará constitucionalidade de cotas raciais nas universidades

AÇÃO FOI AJUIZADA PELOS DEMOCRATAS CONTRA A UNB. JULGAMENTO...

Juventude negra contra a violência: “somos nós por nós”

Rafael Bonifácio Enderson Araújo, que denunciou a Chacina do...

para lembrar

Comentários racistas sobre futura mulher de Harry demitem líder de partido

Afiliados do partido eurocético britânico votaram pela saída de...

Escritora Eliane Marques levanta a voz contra presidente de academia no Sul

A escritora mineira Carolina Maria de Jesus assim se manifestava, na...

Reflexões sobre a morte

“filosofar é aprender a morrer” sócrates. Por Lelê Teles enviado para...
spot_imgspot_img

Racismo Ambiental e Justiça Climática: A guerra às drogas como ameaça aos territórios

Eu me lembro constantemente de histórias do meu território, fofocas contadas entre uma refeição e outra, ali, enquanto sentada no quintal a gente via...

Em memória dos Pretos Novos – parte 2

O desleixo com a memória nacional custou a vida de uma pessoa quando o teto da Igreja de São Francisco de Assis desabou no Pelourinho, em Salvador,...

Elites que se tornaram uma caricatura

Em salões decorados com obras que ninguém sabe explicar e restaurantes onde o nome do chef vale mais que o sabor da comida servida, uma parte da elite...
-+=