MinC reúne, hoje e amanhã, gestores públicos para discutir ações voltadas a Copa de 2014

Ministério da Cultura realiza nesta quinta e sexta-feira, no Hotel St. Peter, em Brasília, o Seminário Intercâmbio de Experiências Culturais em Megaeventos Esportivos. A iniciativa, que será transmitida via streaming, reunirá gestores públicos de cultura, representantes do Comitê Executivo da Copa 2014 e das cidades-sede do evento esportivo mundial, além de especialistas estrangeiros. Os objetivos são discutir e elaborar estratégias de ações do MinC durante a realização da Copa de 2014. A partir de setembro, o Ministério da Cultura promoverá encontros em todas as cidades-sede do Mundial de Futebol para receber contribuições da sociedade civil ao processo.

O seminário possibilitará o conhecimento das experiências em megaeventos esportivos com âmbito na Cultura e terá início às 9h. Contará com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, do ministro do Esporte, Orlando Silva, e da ministra de Estado chefe da Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, além de integrantes do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura; Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas; e de várias comissões do Congresso Nacional, como a de Educação e Cultura e a de Turismo e Desporto, ambas da Câmara dos Deputados; além da comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

Experiências internacionais

Serão destaques no encontro as experiências internacionais em megaeventos esportivos relacionadas à Cultura, que serão apresentadas aos participantes pelo vereador da Câmara Municipal e delegado de Cultura de Barcelona (Espanha) de 2006 a 2011, Jordi Martí, e pela diretora-geral adjunta do Governo Provincial de Western Cape (África do Sul), Laurine Platzky, que integrarão a mesa de debates sobre o tema O Legado Cultural em Megaeventos Esportivos, no dia 11, a partir das 9h30.

O Seminário terá, no período da tarde da quinta-feira, a segunda mesa, que abordará o tema Perspectivas para a Cultura Brasileira em Maegaeventos Esportivos e a Copa de 2014, com as presenças da economista e doutora em Urbanismo, Ana Carla Fonseca Reis, Frederico Barbosa, da diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Disoc/Ipea), e do secretário Executivo do MinC, Vitor Ortiz.

Na sexta-feira (13) haverá ainda uma última mesa de debates sobre o tema Relação Federativa e Sociedade para a Copa 2014. Os palestrantes serão Joel Benim, do Ministério dos Esportes, e Larissa Beltramin, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Os participantes do encontro farão parte de grupos temáticos de discussão (cultura de paz, cidadania, mobilização e participação da população; economia criativa, infraestrutura cultural e sustentabilidade; patrimônio, museus e turismo cultural; e diversidade e expressões artísticas e culturais). As propostas aprovadas serão apresentadas durante o encerramento do Seminário, na sexta-feira (12), à tarde.

“Esse é o primeiro passo para o trabalho de desenvolvimento das ações do MinC”, informa Morgana Eneile, coordenadora do Grupo de Trabalho do MinC e integrante da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social. De acordo com ela, além da contribuição das experências internacionais, o Seminário terá como resultado final as sugestões dos gestores públicos. “Teremos 12 grupos de trabalho que elaborarão, em cima de quatro eixos temáticos apontados pelo MinC, as propostas a serem apresentadas à Comissão Temática em setembro, as quais serão levadas nos encontros com a sociedade civil nas cidades-sede, que também acontecerão a partir de setembro”, explica a coordenadora. Segundo ela, o objetivo do MinC é ter o seu projeto de ações para a Copa de 2014 finalizado até dezembro de 2011.

Comissão Temática

O MinC é membro do Comitê Gestor da Copa do Mundo FIFA 2014, instituído em decreto de 14 de janeiro de 2010, e coordena os trabalhos da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social, instalada em abril deste ano. Ela integra o grupo das nove câmaras temáticas criadas pelo governo federal para a organização dos setores e áreas de gestão das ações do governo brasileiro junto com as representações das cidades-sede.

Fonte: AgoraMs

+ sobre o tema

O avanço dos mandatos coletivos

A cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano...

Chegou a hora do basta – por Sakamoto

No quarto dia de...

Pós-Obama, negros estão mais otimistas quanto ao futuro

Pesquisa divulgada ontem mostra também que a avaliação do...

para lembrar

“É uma reforma da Previdência muito perversa com as mulheres”

Ao mesmo tempo em que dificulta o acesso à...

Programas assistenciais representam 28% da renda dos mais pobres, diz IBGE

Os programas de transferência de renda, como o Bolsa...

De apertos e sinhazinhas

Ainda bem menina descobri que as roupas e a...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=