Ministério da Gestão lança Observatório sobre servidores federais

Enviado por / FonteDo Gov

Portal mostra recorte sobre diversidade de gênero e raça e também fornece insumos para aperfeiçoamento de pessoal no serviço público; evento será na próxima terça-feira (28/3)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lança oficialmente. nesta terça-feira (28/3) o Observatório de Pessoal, um portal de pesquisa de acesso público na plataforma GOV.BR sobre os dados de pessoal do Governo Federal, com a presença da ministra da Gestão, Esther Dweck, e de especialistas na temática. O lançamento será transmitido ao vivo, a partir das 15h30, no canal da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), no YouTube.

O portal do Observatório de Pessoal divulgará, por exemplo, dados sobre o perfil das lideranças no Governo Federal, com recorte de gênero e raça. Além da ministra farão parte do evento, em forma de roda de conversa, representantes da Controladoria-Geral da União, do Ministério da Igualdade Racial, Instituto Geledés da Mulher Negra, Instituto Alziras, Fundação República.org e do Centro de People Analytics de Amsterdam. O objetivo é promover um debate qualificado sobre os desafios à gestão da diversidade no serviço público.

Na oportunidade, o MGI falará sobre a importância do uso de dados e evidências para a formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas para a gestão de pessoas no serviço público e equidade de gênero em cargos de liderança.  Em um estudo do Observatório de Pessoal já divulgado, a pasta constatou o aumento da participação feminina em cargos de direção. Em fevereiro de 2019, as mulheres ocupavam apenas cerca de um quarto (26%) dos cargos de direção, apesar de serem 45% da força de trabalho do serviço público. Este ano, em fevereiro, a participação aumentou para um terço (33%).

Observatório de Pessoal

Reúne em um só lugar, todas as publicações, painéis, bases de dados e informações de gestão de pessoas da Administração Pública Federal. O Portal disponibiliza ao público dados e informações sobre gestão de pessoas do Governo Federal presentes em bases de dados e páginas de transparência ativa já existentes. No Observatório de Pessoal, o cidadão encontra divulgação qualificada de informações sobre a gestão pública de pessoas. A iniciativa é da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho do MGI.

Serviço

Lançamento do Observatório de Pessoal do Ministério da Gestão

Data: 28/3 (terça-feira)

Horário: 15h30

Local: Sala Nexus, Enap, Brasília-DF

Transmissão: Canal da Enap no Youtube

+ sobre o tema

“Deixa isso pra lá?” por Mauricio Pestana

enviado para o Portal Geledés por Maurício Pestana Em pleno...

“A escravatura é legítima”, dizia Fernando Pessoa. E cria polémica na CPLP

Escritos de Fernando Pessoa parecem apoiar a escravatura aos...

Obama: Ele para tudo por um recital

Por: SHERYL GAY STOLBERG   WASHINGTON - Não é segredo que...

O Centro está em toda parte

  Por: Fernanda Pompeu

para lembrar

Justiça de São Paulo manda libertar PM que matou ambulante na Lapa

O Tribunal de Justiça de São Paulo de São Paulo concedeu...

Tema do Dia Internacional da Mulher deste ano celebra ativistas rurais e urbanas

A ONU Mulheres anunciou na quarta-feira (30) que o...

Vamos debater questões de gênero?

Em Araguaína (TO) um vereador marcou "uma conversa" sobre...

Já nasci morto

Alison Sodrè, jovem de Salvador, publicou em seu perfil...

Lei 10639 entre a folclorização caricata e o compromisso político-pedagógico com a educação antirracista

Imagine passar quase uma década da vida num espaço que remete ao final do século XIX, tanto em sua estrutura física, organizacional e curricular,...

Samantha Tavares, o voo 1575 e o mercado de (des)almas chamado Brasil.

Um corpo negro incomoda pela simples existência. Um corpo negro incomoda muito mais quando ocupa espaços que tradicionalmente são associados a sua presença. Despertando...

LGBTQIA+ negros relatam agressões recorrentes na internet

"Eles só pegam aquilo que historicamente o Brasil criou das nossas imagens e produzem fake news contra a gente". A percepção foi um dos...
-+=