Ministério da Gestão lança Observatório sobre servidores federais

Enviado por / FonteDo Gov

Portal mostra recorte sobre diversidade de gênero e raça e também fornece insumos para aperfeiçoamento de pessoal no serviço público; evento será na próxima terça-feira (28/3)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lança oficialmente. nesta terça-feira (28/3) o Observatório de Pessoal, um portal de pesquisa de acesso público na plataforma GOV.BR sobre os dados de pessoal do Governo Federal, com a presença da ministra da Gestão, Esther Dweck, e de especialistas na temática. O lançamento será transmitido ao vivo, a partir das 15h30, no canal da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), no YouTube.

O portal do Observatório de Pessoal divulgará, por exemplo, dados sobre o perfil das lideranças no Governo Federal, com recorte de gênero e raça. Além da ministra farão parte do evento, em forma de roda de conversa, representantes da Controladoria-Geral da União, do Ministério da Igualdade Racial, Instituto Geledés da Mulher Negra, Instituto Alziras, Fundação República.org e do Centro de People Analytics de Amsterdam. O objetivo é promover um debate qualificado sobre os desafios à gestão da diversidade no serviço público.

Na oportunidade, o MGI falará sobre a importância do uso de dados e evidências para a formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas para a gestão de pessoas no serviço público e equidade de gênero em cargos de liderança.  Em um estudo do Observatório de Pessoal já divulgado, a pasta constatou o aumento da participação feminina em cargos de direção. Em fevereiro de 2019, as mulheres ocupavam apenas cerca de um quarto (26%) dos cargos de direção, apesar de serem 45% da força de trabalho do serviço público. Este ano, em fevereiro, a participação aumentou para um terço (33%).

Observatório de Pessoal

Reúne em um só lugar, todas as publicações, painéis, bases de dados e informações de gestão de pessoas da Administração Pública Federal. O Portal disponibiliza ao público dados e informações sobre gestão de pessoas do Governo Federal presentes em bases de dados e páginas de transparência ativa já existentes. No Observatório de Pessoal, o cidadão encontra divulgação qualificada de informações sobre a gestão pública de pessoas. A iniciativa é da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho do MGI.

Serviço

Lançamento do Observatório de Pessoal do Ministério da Gestão

Data: 28/3 (terça-feira)

Horário: 15h30

Local: Sala Nexus, Enap, Brasília-DF

Transmissão: Canal da Enap no Youtube

+ sobre o tema

Quilombolas pedem maior participação em debates sobre a COP30

As comunidades afrodescendentes e quilombolas pedem mais espaço nos...

Imposto de Renda 2025: prazo começa nesta segunda; veja mudanças e quem precisa declarar

O prazo para entrega da declaração do Imposto de...

Tribunais dizem que Trump não é rei

Na política ninguém renuncia ao poder voluntariamente. Essa premissa...

Musk sugere anistia para policial que matou George Floyd

O bilionário Elon Musk sugeriu repesar a condenação da...

para lembrar

Crítica de Plínio de Arruda à TV Globo interrompe gravação para o ‘Jornal Nacional’

FERNANDO GALLO Um protesto do candidato do PSOL à Presidência,...

Um Pequeno Desabafo!

Ouvia de pessoas da luta que viveram em época...

“Parasita” e o Judiciário

Não vou falar neste espaço sobre as recentes mentiras...

África, a nova meta de Lula

Por: Jamil Chade, O Estado de S.Paulo Chefe de gabinete afirmou...

Redução da jornada de trabalho ajudaria quebrar armadilha da baixa produtividade?

Exemplos de países desenvolvidos não dizem muito sobre qual seria o efeito da implementação de uma redução da jornada de trabalho no Brasil. A explicação...

A escalada das denúncias de quem trabalha sob calor extremo: ‘Imagina como ficam os trabalhadores soldando tanques’

Na segunda-feira (17/2), enquanto os termômetros de São Paulo batiam nos 34°C — maior temperatura do ano e deste verão para a cidade — o procurador...

Governo divulga ações para lideranças religiosas de matriz africana

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) apresentou para lideranças religiosas do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (15), a Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro...
-+=