Ministro brasileiro defendeu reforço da parceria entre Portugal e o Brasil para o continente africano

 

 

São Paulo, Brasil, 4 Jul – O ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, defendeu quinta-feira em São Paulo o reforço da parceria entre o Brasil e Portugal para a expansão dos negócios dos dois países no continente africano.

No decurso de um almoço com empresários organizado pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, o ministro disse que os dois países não podem ficar fora daquele continente, onde têm uma presença histórica consolidada, por estar convicto de que África será o grande palco das disputas económicas do século XXI, citando como exemplo a crescente presença da China naquele continente.

“A China claramente vê o continente africano como uma peça estratégica na obtenção da segurança alimentar e do fornecimento de matéria-prima durante os próximos cem anos”, disse.

Além da parceria para a conquista dos mercados africanos, Pimentel também afirmou que a economia portuguesa tem muito a contribuir para o Brasil, ainda que esteja actualmente numa situação complicada “do ponto de vista financeiro”, na partilha de conhecimentos técnicos.

Considerou que o Brasil ia beneficiar ao adicionar esses conhecimentos a partir da cooperação com Portugal, já que o país precisa centrar-se na inovação para conseguir desenvolver a indústria num contexto de concorrência com a China, que é “um país capaz de produzir qualquer mercadoria a um preço muito abaixo da média”. (macauhub)

 

 

Fonte:   Macauhub

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...