Ministro brasileiro defendeu reforço da parceria entre Portugal e o Brasil para o continente africano

 

 

São Paulo, Brasil, 4 Jul – O ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, defendeu quinta-feira em São Paulo o reforço da parceria entre o Brasil e Portugal para a expansão dos negócios dos dois países no continente africano.

No decurso de um almoço com empresários organizado pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, o ministro disse que os dois países não podem ficar fora daquele continente, onde têm uma presença histórica consolidada, por estar convicto de que África será o grande palco das disputas económicas do século XXI, citando como exemplo a crescente presença da China naquele continente.

“A China claramente vê o continente africano como uma peça estratégica na obtenção da segurança alimentar e do fornecimento de matéria-prima durante os próximos cem anos”, disse.

Além da parceria para a conquista dos mercados africanos, Pimentel também afirmou que a economia portuguesa tem muito a contribuir para o Brasil, ainda que esteja actualmente numa situação complicada “do ponto de vista financeiro”, na partilha de conhecimentos técnicos.

Considerou que o Brasil ia beneficiar ao adicionar esses conhecimentos a partir da cooperação com Portugal, já que o país precisa centrar-se na inovação para conseguir desenvolver a indústria num contexto de concorrência com a China, que é “um país capaz de produzir qualquer mercadoria a um preço muito abaixo da média”. (macauhub)

 

 

Fonte:   Macauhub

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

O transporte de tração animal no Central Park e no Sul de Minas

Sou aficionada por revistas e livros sobre animais de...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

‘Demos mole’, diz fundador do PV sobre Rede de Marina Silva

  Alfredo Sirkis lamenta rejeição à criação do...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=