Ministro brasileiro defendeu reforço da parceria entre Portugal e o Brasil para o continente africano

 

 

São Paulo, Brasil, 4 Jul – O ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, defendeu quinta-feira em São Paulo o reforço da parceria entre o Brasil e Portugal para a expansão dos negócios dos dois países no continente africano.

No decurso de um almoço com empresários organizado pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, o ministro disse que os dois países não podem ficar fora daquele continente, onde têm uma presença histórica consolidada, por estar convicto de que África será o grande palco das disputas económicas do século XXI, citando como exemplo a crescente presença da China naquele continente.

“A China claramente vê o continente africano como uma peça estratégica na obtenção da segurança alimentar e do fornecimento de matéria-prima durante os próximos cem anos”, disse.

Além da parceria para a conquista dos mercados africanos, Pimentel também afirmou que a economia portuguesa tem muito a contribuir para o Brasil, ainda que esteja actualmente numa situação complicada “do ponto de vista financeiro”, na partilha de conhecimentos técnicos.

Considerou que o Brasil ia beneficiar ao adicionar esses conhecimentos a partir da cooperação com Portugal, já que o país precisa centrar-se na inovação para conseguir desenvolver a indústria num contexto de concorrência com a China, que é “um país capaz de produzir qualquer mercadoria a um preço muito abaixo da média”. (macauhub)

 

 

Fonte:   Macauhub

+ sobre o tema

STF intima governo de SP a se manifestar em ação sobre edital de câmeras

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, intimou o governo...

Lewandowski apresentará normas para uso de câmeras corporais por policiais

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo...

Defensoria Pública de SP recorre ao STF contra flexibilização nas câmeras corporais na PM

A Defensoria Pública do estado de São Paulo entrou...

para lembrar

Mendes vota contra documento único na eleição mas pesa denúncia de conluio com Serra

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes...

Quando a regra é eliminar

As cenas se repetem sem pudores nas redes sociais....

Insegurança alimentar grave afeta 15,4 milhões de brasileiros

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e...

Imposto de renda: como apoiar projetos sociais na sua declaração

Pouca gente sabe, mas parte do seu imposto de renda devido pode ser direcionada para organizações sociais que trabalham para proteger direitos de crianças e adolescentes....

Brasil investe pouco em prevenção de desastres

Separada por duas ruas da margem do rio dos Sinos, a casa onde mora Ana Carolina Dutra da Silva, em São Leopoldo (RS), tem...

Ações para a cidadania

Testemunhamos casos de guerras, violências, feminicídios e racismo diariamente. Em quase todos eles, inúmeras vozes nas redes sociais prontamente assumem posicionamentos com verdades absolutas...
-+=