Ministro brasileiro defendeu reforço da parceria entre Portugal e o Brasil para o continente africano

 

 

São Paulo, Brasil, 4 Jul – O ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, defendeu quinta-feira em São Paulo o reforço da parceria entre o Brasil e Portugal para a expansão dos negócios dos dois países no continente africano.

No decurso de um almoço com empresários organizado pela Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, o ministro disse que os dois países não podem ficar fora daquele continente, onde têm uma presença histórica consolidada, por estar convicto de que África será o grande palco das disputas económicas do século XXI, citando como exemplo a crescente presença da China naquele continente.

“A China claramente vê o continente africano como uma peça estratégica na obtenção da segurança alimentar e do fornecimento de matéria-prima durante os próximos cem anos”, disse.

Além da parceria para a conquista dos mercados africanos, Pimentel também afirmou que a economia portuguesa tem muito a contribuir para o Brasil, ainda que esteja actualmente numa situação complicada “do ponto de vista financeiro”, na partilha de conhecimentos técnicos.

Considerou que o Brasil ia beneficiar ao adicionar esses conhecimentos a partir da cooperação com Portugal, já que o país precisa centrar-se na inovação para conseguir desenvolver a indústria num contexto de concorrência com a China, que é “um país capaz de produzir qualquer mercadoria a um preço muito abaixo da média”. (macauhub)

 

 

Fonte:   Macauhub

+ sobre o tema

Lula é candidato ao Prêmio Nobel da Paz

O presidente Luis Inácio Lula da Silva está...

Profissão: leitora

O primeiro livro que li sozinha, de cabo a...

Imprensa alemã vê “derrota” e “declaração de falência” de um país

Uma nação "que queria ser moderna" recua no tempo...

23/09 – Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma mantém 51% e Serra, 24%

Marina Silva mantém 10%, patamar alcançado ontem pela primeira...

para lembrar

Legalizar drogas agravaria violência na América Latina, diz Obama

Governo americano é contra a alternativa de legalizar as...

Obama irá à COP para falar sobre ‘intenção’ de corte de CO2 em 17%

Fonte: G1 - Presidente americano passará por Copenhague dia 9,...

Nova pesquisa revela ‘localização exata’ do aparecimento do homem moderno

Cientistas localizaram a "terra natal" do homem moderno em...

Sarkozy perde, mas ressuscita a Besta

Por Rui Martins, de Genebra Domingo os franceses elegerão...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...

Como pôr fim ao marco temporal

A tese do marco temporal, aprovada na Câmara nesta terça-feira (30), é ancorada em quatro pilares: genocídio, desinformação, atraso e inconstitucionalidade. Dos dois últimos, deve-se dizer...
-+=