Ministro diz que decisão da Justiça de suspender Enem é sem efeito

Caso juíza não mude decisão, ministério deve recorrer, afirma Fernando Haddad

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (8) que a decisão judicial de suspender o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na prática não tem efeito algum, pois a prova já foi aplicada. A liminar concedida pela Justiça Federal, diz ele, deve interferir nos próximos passos do exame.

– Vamos colocar a consultoria jurídica [do ministério] para analisar [os efeitos] sobre o próximo evento previsto, que é a divulgação dos resultados em janeiro. Na prática, a decisão foi tomada no momento em que o Enem já se realizou.

Haddad ressalta que o ministério vai tentar “sensibilizar” a juíza que tomou a decisão, já que o principal argumento dela é de que a reaplicação do Enem para os estudantes prejudicados significaria uma condição desigual. Segundo ele, a TRI (Teoria de Resposta ao Item) – um mecanismo matemático aplicado na escolha das questões da prova – garante que os exames têm dificuldade igual, mesmo se aplicados em épocas diferentes.

As informações foram dadas em entrevista coletiva. O ministro ressaltou que, no ano passado, foram aplicadas duas provas para o Enem – estudantes de municípios no interior do Espírito Santo que foram afetados pelas chuvas tiveram uma segunda chance, e a dificuldade da avaliação aplicada teria sido a mesma.

O ministro afirmou ainda que vai recorrer, caso a juíza não mude sua decisão.

Fonte: R7

+ sobre o tema

para lembrar

Seis em dez brasileiros dizem que professores são mal pagos, mostra pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos aponta que aproximadamente...

Retrocessos da agenda de gênero na educação serão discutidos em Seminário de sociedade civil

Com o objetivo de discutir estratégias que contribuam para...

Candidato precisa fazer leitura seletiva em prova do Enem

Por: Carolina Stanisci Exame exige do candidato que saiba...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=