Ministro inaugura núcleo de estudos afrobrasileiros e indígenas

 

 

O ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, visita esta manhã a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Ele participa do lançamento oficial do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas da Unicap (Neabi), que será coordenado pelo Padre Clóvis Cabral.

 

Além da comitiva formada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, e pelos pró-reitores da Universidade, o ministro está sendo recebido por representantes de várias comunidades afroreligiosas. Eles irão promover um xirê que, no dialeto orubá, significa roda. O ritual é uma homenagem ao orixá Xangô, considerado protetor do Recife, e um pedido de proteção ao visitante.

 

Entre os representantes das comunidades estão dois símbolos da cultura e religião afrobrasileiras no Recife: seu Valfrido, 96 anos, Ogã (uma espécie de sacerdote) do Sítio Paredão, uma das casas de candomblé mais antigas do Brasil, localizado no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife; e a yalorixá Tia Zeza, 80 anos. Para dar ainda mais ritmo ao xirê, o grupo de percussão e dança do Espaço Criança de Olinda irá se apresentar.

 

Após a apresentação cultural, todos seguirão para o auditório G2, localizado no 1º andar do bloco G, onde haverá o lançamento oficial do Neabi/Unicap. Na ocasião, o Padre Pedro Rubens realizará uma palestra mostrando a importância do núcleo na Universidade do ponto de vista do ensino, pesquisa e extensão. Já o ministro Edson Santos irá falar sobre as Políticas Públicas de Proteção às Comunidades Tradicionais de Terreiros: avanços e desafios.

 

Os Neabis promovem políticas públicas para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afrobrasileira, o que está previsto na lei federal 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Na Unicap, o Neabi é resultado de uma parceria com Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (Cepir), que tem como gestor o secretário executivo e educador social Jorge Arruda. Mestre em Educação, escritor com vários livros publicados e pesquisador das relações entre educação e racismo institucional, ele já atuou como militante do movimento negro.

 

Fonte: Pernambuco.com

+ sobre o tema

Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção   Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados...

Raça e Cor – Eu visto esta camisa! Raça, cor e etnia no SUS

O Projeto Identidade trata da questão de direitos humanos,...

para lembrar

Ministras buscam parcerias com estados pela igualdade racial e de gênero

  As possibilidades de parcerias e convênios entre o governo...

Encontro reúne filósofos da América e da África

A conferência assume-se como um contributo ao diálogo «fluído»...

Caminhada Cultural Pela Liberdade Religiosa e Pela Paz.

No Brasil, devido a convivência de várias culturas...

Excelência, se o povo gritar o senhor acorda?

Por: Arísia Barros A Terra dos Marechais é...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=