Ministro inaugura núcleo de estudos afrobrasileiros e indígenas

 

 

O ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, visita esta manhã a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Ele participa do lançamento oficial do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas da Unicap (Neabi), que será coordenado pelo Padre Clóvis Cabral.

 

Além da comitiva formada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, e pelos pró-reitores da Universidade, o ministro está sendo recebido por representantes de várias comunidades afroreligiosas. Eles irão promover um xirê que, no dialeto orubá, significa roda. O ritual é uma homenagem ao orixá Xangô, considerado protetor do Recife, e um pedido de proteção ao visitante.

 

Entre os representantes das comunidades estão dois símbolos da cultura e religião afrobrasileiras no Recife: seu Valfrido, 96 anos, Ogã (uma espécie de sacerdote) do Sítio Paredão, uma das casas de candomblé mais antigas do Brasil, localizado no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife; e a yalorixá Tia Zeza, 80 anos. Para dar ainda mais ritmo ao xirê, o grupo de percussão e dança do Espaço Criança de Olinda irá se apresentar.

 

Após a apresentação cultural, todos seguirão para o auditório G2, localizado no 1º andar do bloco G, onde haverá o lançamento oficial do Neabi/Unicap. Na ocasião, o Padre Pedro Rubens realizará uma palestra mostrando a importância do núcleo na Universidade do ponto de vista do ensino, pesquisa e extensão. Já o ministro Edson Santos irá falar sobre as Políticas Públicas de Proteção às Comunidades Tradicionais de Terreiros: avanços e desafios.

 

Os Neabis promovem políticas públicas para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afrobrasileira, o que está previsto na lei federal 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Na Unicap, o Neabi é resultado de uma parceria com Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (Cepir), que tem como gestor o secretário executivo e educador social Jorge Arruda. Mestre em Educação, escritor com vários livros publicados e pesquisador das relações entre educação e racismo institucional, ele já atuou como militante do movimento negro.

 

Fonte: Pernambuco.com

+ sobre o tema

2 DEDOS DE PROSA: Leci Brandão e o samba

A deputada estadual de São Paulo pelo PCdoB, a...

13 de Maio: Alexandre Braga – A segunda abolição

A segunda abolição O Brasil não foi o último país...

Livro: Frantz Fanon – Um revolucionário, particularmente negro

Lançamento no dia 11/05, ás 19h30, no Al Janiah Por Anderson...

para lembrar

Brasil tem 5ª maior presença diplomática na África

  Ao fazer sua primeira visita à África...

Release da Exposição

Em homenagem ao centenário do Dia Internacional da Mulher,...

Joaquin Phoenix se emociona no Oscar: ‘não me sinto acima de nenhum dos outros’

O americano recebeu o prêmio de 'Melhor Ator' nesse...

Heloisa Pires – O Pescador de histórias

As ilustrações de Élon Brasil O Pescador navega...
spot_imgspot_img

Erikah Badu fará show no Brasil em novembro

A cantora norte-americana Erykah Badu, uma das principais vozes do neo soul, está de volta ao Brasil. A artista confirmou um show exclusivo em São...

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...

Em ‘Topo da Minha Cabeça’, Tássia Reis funde ritmos e guia novo momento

O "Topo da Minha Cabeça", mais recente projeto de Tássia Reis, é um retrato íntimo e poético da sua jornada de autoconhecimento. Em dez faixas, a...
-+=