Ministro japonês de 72 anos diz que idosos devem se ‘apressar e morrer’

O novo Gabinete de governo do Japão completou um mês há poucos dias e já volta às manchetes envolvido em polêmicas. No fim da segunda-feira, foi a vez do ministro das Finanças, Taro Aso, protagonizar uma declaração imprópria, após dizer que os idosos em estado terminal deviam “se apressar e morrer” para poupar gastos do governo com a saúde pública. O político, de 72 anos, também disse que recusaria qualquer tipo de tratamento médico para prolongar sua vida.

Do Globo

Nicholas Kamm/Getty

– Deus me livre de ser forçado a viver se quisesse morrer. Eu acordaria me sentindo cada vez mais pior sabendo que (o tratamento) foi todo pago pelo governo – disse ele, durante uma reunião do Conselho Nacional de Reformas da Segurança Social. – O problema não será resolvido, a não ser que você deixe que eles se apressem e morram.

Aso também afirmou que escreveu uma carta a sua família na qual rejeita qualquer procedimento caso necessite de aparelhos para manter-se vivo. Para completar, ele também descreveu pacientes idosos que não conseguem se alimentar sozinhos como “pessoas tubo” e alertou o ministro do Bem-Estar e Saúde, presente na reunião, que tal tratamento custava “dezenas de milhões de yenes” por mês para tratar um só paciente.

Depois de uma onda de críticas, o ministro tentou se retratar, afirmando que reconhecia que seus comentários foram “inapropriados” e que as declarações somente refletiam a sua opinião pessoal e não eram uma sugestão para o governo.

– Eu dei uma opinião pessoal. E não quis sugerir como o tratamento de doentes terminais deve ser. É importante que uma pessoa consiga passar os últimos dias de sua vida em paz – disse.

As declarações são um problema para o novo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que foi obrigado a deixar o cargo em 2007 devido a declarações embaraçosas dos membros de sua equipe. No Japão, quase 25% dos 128 milhões de habitantes tem mais de 60 anos. O número cresce a 40% se considerados os cidadãos com mais 50 anos.

A expectativa de vida no Japão é a segunda maior do mundo, segundo dados divulgados pelo governo no fim de 2012. As japonesas vivem em média 86,7 anos, enquanto os homens vivem em torno de 79,44 anos.

Os idosos foram as principais vítimas do terremoto seguido da tsunami que assolou o país em março de 2011. De acordo com dados do órgão nacional de estatísticas, mais de 56% dos mortos tinham 65 anos ou mais, e quase 75% dos desaparecidos tinham mais de 60 anos.

Outras polêmicas envolvendo ministros japoneses

Não é a primeira vez que Aso faz comentários polêmicos. Em 2008, quando era primeiro-ministro, ele descreveu pensionistas como pessoas “senis” e que deveriam cuidar melhor de sua saúde. Em 2001, ele disse que queria ver “o Japão se tornar o tipo de país em que os mais ricos judeus gostariam de viver”.

No entanto, comentários embaraçosos não são exclusividade de Aso. Em 2010, o ministro da Justiça do Japão, Minoru Yanagida, anunciou sua renúncia após provocar uma onda de críticas por comentário em que afirmou que seu trabalho era fácil.

Três anos antes, em 2007, o ministro das Finanças do Japão, Shoichi Nakagawa, teve que fazer um pronunciamento público para negar que estava bêbado durante uma reunião do G7 na Itália.

 

+ sobre o tema

Como falar sobre Direitos Humanos?

por Edsonmarcon Em texto recém publicado neste...

Movimentos lamentam a morte de Dom Tomás Balduino

  Fundador da CPT e do CIMI, o...

Comissão de Direitos Humanos: “Os tiros foram para matar; atingiram somente regiões vitais”

Parlamentares visitam indígenas atacados no MS da  Comissão de Direitos...

Sartre, filósofo do direito?

Sartre: direito e política, de Silvio Luiz de Almeida, tanto...

para lembrar

Até secretária de Temer quer revogar portaria sobre trabalho escravo

A secretária nacional de Direitos Humanos do governo Michel...

O autocuidado como estratégia política

Ana María Hernández Cárdenas e Nallely Guadalupe Tello Méndez Sustentabilidade...

Edital: Enfrentando o racismo a partir da base: mobilização para defesa de direitos

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua...
spot_imgspot_img

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...

PM matou 94% a mais na Baixada Santista; ‘Tô nem aí’, diz Tarcísio

"Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da...

Debate na ONU sobre a nova declaração de direitos da população afrodescendente conta com a presença de Geledés

Geledés - Instituto da Mulher Negra esteve presente na sede das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, durante os dias 8 e 9 de...
-+=