quarta-feira, agosto 10, 2022
InícioQuestão RacialCasos de RacismoMiss Brasil denuncia empresária de Teresina por racismo

Miss Brasil denuncia empresária de Teresina por racismo

Antes de disputar Miss Brasil, Monalysa denunciou empresária por racismo

Por Efrém Ribeiro, do Meio Norte 

(Matt Petit/Miss Universe Organization/AFP)

Três meses antes do concurso de Miss Brasil, a piauiense Monalysa Alcântara denunciou na Delegacia de Proteção aos Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias de Teresina uma queixa contra uma empresária de Teresina que a proibiu de desfilar roupas de sua grife, alegando que a modelo, por ser negra, iria desvalorizar as peças de sua coleção.

Monalysa Alcântara registrou Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Proteção aos Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias de Teresina e registrou boletim de ocorrência.

No Boletim de Ocorrência, Monalysa Alcântara denunciou para o delegado Proteção aos Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias de Teresina, Emir Maia, que a empresária não queria nenhuma modelo de pele escura.

Segundo ela, a empresária só queria modelo branca e loura, argumentando, com preconceito e racismo, que suas roupas só davam certo para pessoas de pele clara e não queria as modelos negros porque não iria valorizar as roupas.

O delegado Emir Maia já tinha ouvido o depoimento de Monalysa Alcântara antes dela disputar e vencer os títulos de Miss Piauí e Miss Brasil e suas amigas modelos que ouviram a exigência da empresária.

Emir Maia classifica a exigência como preconceito, já que não existe roupa específica para ninguém.

Segundo ele, a Delegacia de Proteção aos Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias de Teresina apura 40 inquéritos de injuria racial.

Monalysa Alcântara ao vencer o Miss Brasil disse que já tinha sido vítima de racismo e citou o caso da empresária que falou que as modelos negras não combinavam com as roupas da coleção de sua grife.

No mundinho fashion todos conhecem a empresária e acham que ela deveria era ter sido presa por racismo.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench