MOGI DAS CRUZES: Zumbi dos Palmares ganha monumento

Fonte: Mogi News –

A Prefeitura de Mogi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, inaugura hoje, às 19h30, em um ato público, uma escultura na Praça Zumbi dos Palmares, no distrito de Brás Cubas. O evento faz parte da programação da “Semana da Consciência Negra”, que, desde o último sábado, dia 14, tem extensa programação. A comemoração tem o objetivo de valorizar a cultura, a importância e a história do negro na sociedade brasileira.

Desde 2003, o dia 20 de novembro é comemorado como o Dia Nacional da Consciência Negra. A instituição da data é tida como uma grande vitória e foi resultado do surgimento de movimentos por todo o Brasil. A data não foi escolhida por acaso. O dia se refere ao dia da morte de Francisco (nome de batismo, dado pelo padre português Antônio Melo, que o criou), ou Zumbi dos Palmares, nome que foi adotado por ele e com o qual ficou conhecido.
Para destacar a memória do líder negro, a Prefeitura de Mogi inaugura hoje, às 19h30, uma estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares. Haverá também a participação da bateria da escola de samba de Brás Cubas.

Segundo informações da Prefeitura, os eventos prosseguem até domingo. O secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, ressaltou a importância das comemorações. “É uma data muito importante. O evento será grandioso e esperamos a participação de toda a população, comparecendo e prestigiando as atrações que teremos durante toda a semana”, disse.

Considerado um grande líder, Zumbi se tornou chefe do Quilombo dos Palmares em 1680, com 25 anos. Em 1694, o bandeirante Domingos Jorge Velho organizou um grande ataque ao quilombo. Após intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, foi totalmente destruída.
Mesmo ferido, Zumbi conseguiu fugir, mas foi traído por um antigo companheiro e entregue às tropas do bandeirante. Em 1695, aos 40 anos, foi degolado. Hoje, Zumbi é considerado um dos principais símbolos de luta pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil.

Matéria original

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

“Malês”, de Antonio Pitanga, tem sessão especial no Palácio da Alvorada neste sábado, com presença do elenco e ministros

Neste sábado, 6 de setembro, o Palácio da Alvorada recebe uma sessão especial de “Malês”, filme dirigido por Antonio Pitanga que retrata a Revolta dos...

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...