MOGI DAS CRUZES: Zumbi dos Palmares ganha monumento

Fonte: Mogi News –

A Prefeitura de Mogi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, inaugura hoje, às 19h30, em um ato público, uma escultura na Praça Zumbi dos Palmares, no distrito de Brás Cubas. O evento faz parte da programação da “Semana da Consciência Negra”, que, desde o último sábado, dia 14, tem extensa programação. A comemoração tem o objetivo de valorizar a cultura, a importância e a história do negro na sociedade brasileira.

Desde 2003, o dia 20 de novembro é comemorado como o Dia Nacional da Consciência Negra. A instituição da data é tida como uma grande vitória e foi resultado do surgimento de movimentos por todo o Brasil. A data não foi escolhida por acaso. O dia se refere ao dia da morte de Francisco (nome de batismo, dado pelo padre português Antônio Melo, que o criou), ou Zumbi dos Palmares, nome que foi adotado por ele e com o qual ficou conhecido.
Para destacar a memória do líder negro, a Prefeitura de Mogi inaugura hoje, às 19h30, uma estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares. Haverá também a participação da bateria da escola de samba de Brás Cubas.

Segundo informações da Prefeitura, os eventos prosseguem até domingo. O secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, ressaltou a importância das comemorações. “É uma data muito importante. O evento será grandioso e esperamos a participação de toda a população, comparecendo e prestigiando as atrações que teremos durante toda a semana”, disse.

Considerado um grande líder, Zumbi se tornou chefe do Quilombo dos Palmares em 1680, com 25 anos. Em 1694, o bandeirante Domingos Jorge Velho organizou um grande ataque ao quilombo. Após intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, foi totalmente destruída.
Mesmo ferido, Zumbi conseguiu fugir, mas foi traído por um antigo companheiro e entregue às tropas do bandeirante. Em 1695, aos 40 anos, foi degolado. Hoje, Zumbi é considerado um dos principais símbolos de luta pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil.

Matéria original

+ sobre o tema

Embaixadores africanos visitam Fortaleza em outubro

Representantes africanos visitarão Instituto Brasil África para fomentar...

Julgamento de jovens brancos relança debate sobre racismo na África do Sul

Um grupo de jovens brancos começou ontem a responder...

Cemitérios proíbem cultos afro

Orientação da Santa Casa descumpre decreto assinado pelo prefeito...

para lembrar

Pelé desdenha de ofensa de Maradona e diz que é amor

Argentino disse que Rei é mal-educado, assim como o...

Minotauro e ‘Spider’ Anderson Silva passeiam juntos por Porto Alegre

Amigos de longa data, os lutadores Rodrigo Minotauro e...

TV Cultura exibe “Deixe ela sonhar”, com MC Soffia, nesta quinta-feira (05/12)

Nesta quinta-feira (05/12), a partir das 21h15, o Jornal...

Ex-palmeirense convive com torcida armada e violência na Chechênia

Recém-contratado pelo Terek Grozny, atacante Ewerthon conta que elenco...
spot_imgspot_img

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe de primeira viagem. No segundo trimestre da gestação de Nala, fruto da relação com Yuri Lima, a...

Mel Duarte celebra cinco anos do álbum “Mormaço – entre outras formas de calor” com apresentações gratuitas em São Paulo

A cantora, escritora, poeta, compositora e produtora cultural Mel Duarte, conhecida por sua brilhante performance de "spoken word", celebra o quinto aniversário do seu...

NICHO 54 lança publicação inédita que investiga a história do Cinema Negro no Brasil 

Pesquisa que mapeou e consolidou dados sobre filmes produzidos por pessoas negras no Brasil de 1949 a 2022 encontrou 1.104 obras; 83% de toda...
-+=