MOGI DAS CRUZES: Zumbi dos Palmares ganha monumento

Fonte: Mogi News –

A Prefeitura de Mogi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, inaugura hoje, às 19h30, em um ato público, uma escultura na Praça Zumbi dos Palmares, no distrito de Brás Cubas. O evento faz parte da programação da “Semana da Consciência Negra”, que, desde o último sábado, dia 14, tem extensa programação. A comemoração tem o objetivo de valorizar a cultura, a importância e a história do negro na sociedade brasileira.

Desde 2003, o dia 20 de novembro é comemorado como o Dia Nacional da Consciência Negra. A instituição da data é tida como uma grande vitória e foi resultado do surgimento de movimentos por todo o Brasil. A data não foi escolhida por acaso. O dia se refere ao dia da morte de Francisco (nome de batismo, dado pelo padre português Antônio Melo, que o criou), ou Zumbi dos Palmares, nome que foi adotado por ele e com o qual ficou conhecido.
Para destacar a memória do líder negro, a Prefeitura de Mogi inaugura hoje, às 19h30, uma estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares. Haverá também a participação da bateria da escola de samba de Brás Cubas.

Segundo informações da Prefeitura, os eventos prosseguem até domingo. O secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, ressaltou a importância das comemorações. “É uma data muito importante. O evento será grandioso e esperamos a participação de toda a população, comparecendo e prestigiando as atrações que teremos durante toda a semana”, disse.

Considerado um grande líder, Zumbi se tornou chefe do Quilombo dos Palmares em 1680, com 25 anos. Em 1694, o bandeirante Domingos Jorge Velho organizou um grande ataque ao quilombo. Após intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, foi totalmente destruída.
Mesmo ferido, Zumbi conseguiu fugir, mas foi traído por um antigo companheiro e entregue às tropas do bandeirante. Em 1695, aos 40 anos, foi degolado. Hoje, Zumbi é considerado um dos principais símbolos de luta pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil.

Matéria original

+ sobre o tema

Uma ialorixá vai coordenar o projeto Mulheres da Paz

Jaciara Ribeiro dos Santos, mais conhecida como Mãe Jaciara,...

Carta de Maceió “Conversas Negras de 2011 a 2014”

Documento referencial do I Ciclo Nacional de Conversas Negras:...

para lembrar

Heróis da Resistência

Dirigida por João das Neves, Trilogia Afrobrasileira estreia no...

Projeto reúne acervo digital de poemas afro-brasileiros e africanos

O Projeto Enegrescência, criado no ano de 2014 por...

A sexta edição do Ciclo Nacional de Conversas Negras acontecerá em Brasília

Quinta-feira, 27/08, tem  “Agosto Negro”, em Brasília.   Enviado por  Arísia...

“Aulas de História do Brasil: é disso que precisamos!”

Não é exagero dizer que, nos 8 de Brasileiros,...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=