Morre no Rio, Tia Maria do Jongo da Serrinha, aos 98 anos

Ela passou mal na manhã deste sábado (18) e foi levada para o PAM de Irajá. Na última terça, ela recebeu o Prêmio Sim à Igualdade Racial na categoria Arte em Movimento.

Alba Valéria Mendonça e Flávia Jácomo, Do G1 Rio

Tia Maria do Jongo, mulher idosa negra, de óculos, vestindo uma blusa branca e turbante branco, sentada em um sofa
Tia Maria do Jongo, filha e neta de escravos que luta para manter viva a tradição musical das senzalas (Foto: Imagem retirada do site G1)

Morreu na manhã deste sábado (18) Tia Maria do Jongo da Serrinha, de 98 anos. Neta e filha de ex-escravos, Maria de Lourdes Mendes era uma das figuras mais famosas do Morro da Serrinha, em Madureira, na Zona Norte do Rio.

De acordo com as primeiras informações, ela passou mal e foi levada para o Posto de Atendimento Médico (PAM) de Irajá, na Zona Norte. Ainda não há detalhes sobre a causa da morte de Tia Maria do Jongo.

Responsável por manter vivo e transmitir às novas gerações os ensinamentos trazidos à cidade no século XIX por escravos bantos, que tiveram grande influência na criação do samba, Tia Maria era muito conhecida e respeitada.

Filha de músicos vindos de Minas Gerais para o Morro da Serrinha ela cresceu em meio a festas que o pai Zacarias dava no quintal de casa. Viúva, tinha deixado a Serrinha e morava com o filho, Ivo Mendes.

Tia Maria do Jongo estava muito feliz. Na última terça-feira (14), ela conquistou o Prêmio Sim à Igualdade Racial, na categoria Arte em Movimento. Ela concorria com o ator Fabrício Boliveira e o rapper Djonga. Ao receber o prêmio, convidou a todos a conhecer a Casa do Jongo.

“O jongo da Serrinha agradece e terá um grande prazer, se vocês um dia puderem passar uma tarde com a gente lá. O jongo é bom. Vocês vão gostar”, disse Tia Maria.

Fundadora da Império Serrano

Filha do pioneiro Zacarias e de Etelvina, teve nove irmãos que, juntos, fundaram a Escola de Samba Império Serrano, em 1947. Entre eles, Sebastião Molequinho,Tia Eulália, Dona Conceição e João Gradim.

Em 1977, foi convidada por Mestre Darcy para entrar no grupo Jongo da Serrinha. A partir daí, nunca mais parou. Nos últimos anos, sua casa tornou-se o local de confraternização do grupo, que ensaia e festeja antigas tradições como a feijoada em homenagem aos pretos-velhos no dia 13 de maio, a distribuição de doces de São Cosme Damião.

De alguns anos para cá, Tia Maria passou a compor pontos de jongo e a cantar nas apresentações. Sem muito estudo, pois começou a trabalhar com 11 anos de idade, é dona de uma imensa sabedoria.

+ sobre o tema

Identidade de transexuais será julgada no STF

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) deverão decidir...

História da África

Invariavelmente alguns jornais vêm se manifestando contra diferentes medidas...

O mau caratismo de Rodrigo Constantino

Uma jovem empreendedora negra resolveu usar só modelos negros...

para lembrar

“Eu falo sem medo, e você?”

“Eu falo sem medo, e você?”. Essa é a...

UNAIDS incentiva fortalecimento de ações para proteger mulheres e meninas

“Há um ciclo vicioso de desigualdade de gênero, violência...

Brasil tem mais de 11 milhões de mães que criam os filhos sozinhas

Pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio...

Mulher vítima de machismo no trabalho pode receber R$ 7 mil de indenização

Ex-empregada trabalhava em uma moenda de cana no Alto...
spot_imgspot_img

Sueli Carneiro analisa as raízes do racismo estrutural em aula aberta na FEA-USP

Na tarde da última quarta-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) foi palco de uma...

O combate ao racismo e o papel das mulheres negras

No dia 21 de março de 1960, cerca de 20 mil pessoas negras se encontraram no bairro de Sharpeville, em Joanesburgo, África do Sul,...

Ativistas do mundo participam do Lançamento do Comitê Global da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

As mulheres negras do Brasil estão se organizando e fortalecendo alianças internacionais para a realização da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem...
-+=